Abordagem da economia agrícola

by itlabs
465 views
prod agricola

 

prod agricolaZé Silva

 

Período de eleições municipais é um tempo especial para circular ideias, sonhar com o futuro, trabalhar com as prioridades e conhecer novas realidades e colher informações mais agudas de cada município, sobretudo, na promoção e participação em diálogos e debates democráticos. Nessas andanças temos observado a circulação de boas ideias.

 

Tratando especificamente dos setores do agronegócio, é fato que a economia agrícola e o desenvolvimento social no meio rural são dimensões essenciais para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de toda a população, das cidades e do campo. Em claro reconhecimento a esses fatos, os programas econômicos propostos em diversos municípios estão se voltando para as potencialidades locais da economia rural. São programas que trazem junto com a produção agrícola também projetos de infraestruturas sociais como telefonia, estradas, escolas, esportes, cultura e outros direitos de cidadania e qualidade de vida.

 

Uma das ideias que tenho visto é adotar o fortalecimento produtivo e da infraestrutura rural. E na economia, como ponto de partida, desenvolver programas de fomento à agricultura, à pecuária e demais atividades produtivas. E na agricultura familiar, apoiar o investimento em processos de agregação de valor, para a geração de renda e oportunidades de trabalho e de empreendedorismo.

 

Em linhas gerais, são ideias que avançaram e estão sendo apresentadas em diversos planos municipais de desenvolvimento econômico. Mas evidentemente que para alcançar seus objetivos e seus melhores resultados quase tudo depende da realização de objetivos específicos, seja com ações, projetos ou programas bem executados.

Creio que não dúvidas de que o setor rural carece de programas produtivos articulados e desenvolvidos com o apoio e participação da administração municipal. Tomara que o debate que se vê sobre gestão municipal e economia contribua para uma fase de melhor qualidade nas políticas públicas e seus resultados para o desenvolvimento rural sustentável.

 

(*) Agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener información adicional detallada sobre todo “Genérico Zitromax“? Más información sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar en cuenta medicamentos recetados, pídale a su médico forense que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico forense si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais