Ação conjunta busca recuperar atividade agrícola em áreas atingidas pela lama da barragem da Samarco

by itlabs
446 views
mariana mg

mariana mgCriar estratégias para recuperar a atividade agrícola em áreas atingidas pela lama com resíduos de mineração, após o rompimento de uma barragem no município de Mariana, região Central de Minas Gerais. Esse foi o objetivo de um Workshop, realizado em Belo Horizonte, entre os dias 23 e 25 de maio, com representantes da Emater-MG, Samarco, Embrapa, Epamig, Instituto Bioatlântica (Ibio) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espirito Santo.

 

“Toda parte técnica da Emater-MG está envolvida no trabalho de recuperação das áreas atingidas pela barragem. Já realizamos um trabalho inicial, para avaliar os impactos nas propriedades rurais, e agora queremos ir além com programas, ações e soluções”, destaca o presidente da Emater-MG, Glenio Martins.

 

Os governos Federal e dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo assinaram em março, deste ano, um acordo com a Samarco para acelerar a implementação coordenada de medidas de recuperação social, ambiental e econômica das regiões atingidas pelo rompimento da barragem. O acordo prevê a criação de uma Fundação de direito privado, que ficará responsável pela implantação de cerca de 40 programas. Entres os programas definidos, existe a recuperação da atividade agrícola nas áreas rurais atingidas.

 

De acordo com o coordenador do grupo de trabalho da Emater-MG, Amarildo Kalil, o objetivo do workshop foi reunir entidades parcerias para conhecer os programas definidos dentro do acordo entre Samarco e governos. “Primeiro identificamos como cada instituição pode atuar nos programas definidos dentro do acordo. Definido o papel de cada instituição, criamos um escopo de atuação para, mais na frente, definirmos o plano de trabalho. Já temos um diagnóstico da situação e agora vamos em busca de soluções para os problemas”, ressalta.

 

Parcerias técnicas  – Segundo o gerente de Segurança da Samarco, Álvaro Pereira, é momento de buscar parcerias técnicas com instituições que conheçam a atividade agropecuária. “Nossa intenção é conseguir, através de parcerias técnicas com instituições que tenham ´Know-how’ em agropecuária no Brasil, para desenvolver o Programa de Recuperação da Atividade Agropecuária das áreas atingidas. Hoje nós temos mapeadas quase 300 propriedades que tiveram deposição de rejeito e agora temos que partir para recuperação e conseguir voltar com a vida normal nessas propriedades”, afirma.

 

Conhecimento da área  – A Emater-MG possui amplo conhecimento da área atingida pelo rompimento da barragem de Mariana. Em fevereiro foi apresentado um estudo realizado nos municípios de Barra Longa, Mariana, Ponte Nova e Rio Doce que apontou um prejuízo de aproximadamente R$ 23,2 milhões aos produtores rurais atingidos. Os técnicos da empresa visitaram cada uma das propriedades.

De acordo com Kalil, foram atingidas 195 propriedades. “Nossos técnicos aplicaram um questionário em cada propriedade e conversaram com os agricultores que tiveram as propriedades atingidas. Foi um levantamento para ter uma ideia do prejuízo. A maior parte foi em áreas utilizadas para pastagem, capineiras, plantações de cana-de-açúcar, grãos e horticultura. Além das perdas dos 1.270 hectares das terras atingidos, também detectamos prejuízos com construções afetadas e máquinas, equipamentos e animais perdidos”, explica.

 

Fonte  Emater-MG

 

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre todo los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtenerlo información personal detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico de cabecera que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais