Agenda da Agricultura: Oportunidades e Desafios

by itlabs
343 views
AGRICULUTRUA FAMILIA artigo

AGRICULUTRUA FAMILIA artigoArtigo deputado Zé Silva

Publicado no Jornal Hoje em Dia 

Minas Gerais tem uma agenda estratégica para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável de sua agricultura. A agenda abarca para o período de 2014/2030 os principais eixos temáticos, as análises e as demandas manifestadas por centenas de produtores, entidades, técnicos e agentes do setor em todas as regiões do Estado.

Construída de forma participativa, a Agenda mineira teve a participação de agricultores familiares, médios e grandes produtores, estudiosos, técnicos, lideranças políticas e acadêmicos. Durante três meses de intenso trabalho em 2014, período em que estivemos à frente da Secretaria de Estado de Agricultura, a agenda foi elaborada, sob a liderança do então governador Anastasia.

São tais e tantos os desafios na agricultura que, efetivamente, não se vai a lugar algum sem um planejamento e ações estratégicas que nos orientem no rumo mais adequado ao seu desenvolvimento sustentável.

Para a produção de alimentos, por exemplo, um esforço imenso terá de ser feito para superar os desafios apontados. Vejamos: comparando os dados de produção de grãos de 2000 com 2013, houve um ganho de 125% na produção brasileira, saindo de 83 milhões para 186,9 milhões de toneladas, incremento de 103,9 milhões.

Parte da produção foi exportada, e o Brasil deu um salto em sua participação no mercado internacional de grãos, passando de 4,4% para 8,2% da produção mundial. Ainda assim, a FAO confere aos produtores brasileiros a oportunidade, e mesmo a missão, de fornecer 40% da demanda mundial de alimentos nas próximos duas décadas. E isso significa produzir mais 100 milhões de toneladas.

Trata-se de grande oportunidade para a agricultura e também para o país, para a maioria dos municípios, especialmente de Minas, e para os produtores rurais. Lembremos que uma crise alimentar assombrou o mundo em 2008, decorrente principalmente da elevação do poder aquisitivo das classes de menor renda dos países pobres e emergentes.

A situação nos mostrou de maneira clara um formidável desafio: sem que haja produção de alimentos em quantidade adequada, não há como promover a inclusão social e econômica da vasta população mundial em situação de pobreza. E a produção tem de se dar com sustentabilidade, levando em conta fatores como aumento da expectativa de vida, preservação ambiental, distribuição de renda e intensificação das mudanças climáticas.

Nesse contexto, a superação de tantos desafios – e estamos falando apenas da necessidade de produção sustentável de alimentos – demanda estratégias permanentes de uma política pública que, concorrendo efetivamente para reduzir a pobreza e a exclusão social, conforme consta da agenda para a agricultura mineira, aumente a segurança alimentar e nutricional em nosso país.

Sem que o governo faça a sua parte nessas ações, no planejamento e estratégias para o setor rural, os produtores estarão cada vez mais desamparados. Precisam do apoio para a adoção de práticas sustentáveis do agroecossistema, para conviver com a redução da população rural e consequente menor disponibilidade de mão de obra, para superar a “eterna” precariedade da infraestrutura rural, que leva a grandes perdas da produção, para enfrentar o aumento dos custos e para acessar direitos sociais como telefonia, habitação, saneamento e outros.
Deixe seu comentário!

Por supuesto, hay algunos asuntos que ustedes son debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede ser obtener buenas calificaciones información personal detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información adicional sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de compraría cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico forense si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais