Aprovado na CSSF projeto do deputado Zé Silva que regulamenta produção de queijos artesanais  

by itlabs
730 views

O Projeto de Lei (PL) 2404/15, de autoria do deputado Zé Silva (Solidariedade/MG), em parceria com o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que regulamenta a produção e comercialização de queijos artesanais no país, foi aprovado na Comissão de Seguridade Social. O relatório do PL foi aprovado por unanimidade pelo deputado Jones Martins (PMDB/RS).

A iniciativa dos parlamentares surgiu da preocupação com a produção do queijo minas artesanal, Serrano gaúcho. O objetivo da proposta  é formular um marco regulatório para os queijos artesanais produzidos nas mais diversas regiões do país. “Os queijos artesanais preservam a nossa história, tem um modo especial de fabricação, valorizam o nosso ecossistema e não podem ser submetidos à mesma legislação dos produtos industriais”, justifica Zé Silva.

Zé Silva, explica que mais de 80 mil estabelecimentos rurais produzem queijos artesanais no Brasil,  sendo a maior parte da produção predominante de agricultores ou empreendedores familiares. “Os produtos artesanais não podem ter as mesmas exigências feitas à produção em larga escala. Entretanto, impõe-se ao produtor de 10 queijos por dia, os mesmos padrões de instalações, de uma agroindústria, que produz em série, milhares de toneladas por dia”, explica Zé Silva.

O deputado destaca a importância do extensionista rural, que orienta os produtores no manejo, no cuidado com o rebanho, e também, com a alimentação e a produção dentro de padrões de higiene e segurança alimentar. ”O produtor, ao atender o caderno de normas, recebe seu cadastro junto ao instituto de defesa animal e vegetal, que atesta sua produção dentro de padrões de excelência”, explica Zé Silva.

Veja mais