ARTIGO: MAIS APOIO PARA A CULTURA NO MEIO RURAL

by itlabs
33708 views
CULTURAAAAAA

CULTURAAAAAANão tenho grandes números, dados ou informações consolidadas acerca de estruturas para a prática e a vivência coletiva das manifestações de cultura no meio rural. Mas posso assegurar que nem de longe essas estruturas são suficientes, adequadas ou em conformidade com as necessidades dessas práticas culturais.

Para dizer que não conheço nenhuma iniciativa de governo para assegurar essas estruturas culturais, cito de memória um único projeto nesse sentido. Trata-se do Programa Arca das Letras, uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário que tem levado ao campo oportunidades de cultura, lazer, conhecimento e informações, com o projeto Bibliotecas Rurais. O programa oferece um acervo de livros técnicos e de literatura, entre outros, para crianças, jovens e pessoas de qualquer idade.

Em nosso Estado, esse programa tem certamente mais de mil bibliotecas rurais, pois no final de 2012 comemoramos com parceiros daquele ministério a implantação de 800 bibliotecas em comunidades rurais de Minas.

E até então, segundo informações da época, o acervo dessas unidades somava 157 mil livros, com cerca de 1.500 agentes de leitura, pessoas que foram capacitadas para cuidar da biblioteca, da circulação e da manutenção dos livros.

As bibliotecas rurais ficam instaladas na sede da associação ou, na falta desta, na casa de uma família que se disponha a prestar esse serviço para a comunidade. Cada biblioteca começa com um acervo de no mínimo 200 livros. Portanto, o Programa Arca das Letras é uma iniciativa histórica e importante, principalmente para estudantes, crianças e jovens que precisam de livros de pesquisa para seus trabalhos e formação escolar.

Qualidade de vida

Mas a cultura não se resume a livros, é claro. São também manifestações como cantorias, danças, folia de reis, procissões religiosas e culinárias típicas. E por falar em dança, na minha adolescência, vivendo no campo, fiz parte de um grupo de danças típicas rurais, juntamente com colegas de comunidades e sítios da redondeza, participando de vivências e aulas de manifestações da cultura tradicional do Pontal do Triângulo Mineiro.

Por toda Minas Gerais, e pelo país afora, esses eventos culturais acontecem sem estruturas adequadas, e sem nenhuma participação do Estado. Participo sempre que possível desses momentos, como o que acontece no final do ano na comunidade rural de São Sebastião, no município de Carneirinho, minha terra natal.

É um dia inteiro de atividades culturais, mobilizando dezenas de comunidades da região e até de outros estados. E tudo isso tem valor imenso para a qualidade de vida das pessoas. Atividades culturais elevam a autoestima, preservam as raízes históricas regionais e promovem um momento de lazer e confraternização. É por isso, por esses valores, que a cultura é parte indispensável do desenvolvimento sustentável rural.

Precisamos valorizar essas manifestações, com o apoio das administrações municipais e de outros níveis de governo. Como dizia um poeta, um povo que não ama e não preserva suas raízes culturais, jamais será um povo livre. Preservar e valorizar a cultura rural é enriquecer o acervo cultural de todo o nosso país.

(*) Artigo do deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG)

Por supuesto, hay algunos asuntos que ustedes son debe considerar sobre todo los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener buenas calificaciones información personal detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información adicional sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais