Certifica Minas Café – valorização e desenvolvimento do setor cafeicultor

by itlabs
280 views

Durante encontro com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o deputado Zé Silva (Solidariedade/MG), destacou a importância do programa Certifica Minas Café, criado quando presidiu a Emater – MG. “A certificação dos produtores de café, gera renda respeitando as boas práticas de produção com sustentabilidade ambiental”

O ministro anunciou investimentos de R$ 11 milhões para o Certifica Minas, que atenderá cerca de 2.500 propriedades cafeeiras.A oficialização do programa Certifica Café, contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, secretaria de Agricultura, Ana Valentini, e parlamentares da Bancada Mineira.

Café em Minas – Teve resultados inéditos na democratização dos processos de certificação, por meio da caracterização das propriedades que alcançaram uma produção de alta qualidade. A cafeicultura familiar foi alvo prioritário desse programa, que propiciou um aumento da renda com a atividade, conquistando novos mercados e preços mais justos para seus produtos.

Extensão Rural – Para que o programa possa chegar a um amplo número de produtores, é necessário ampliar o numero de extensionistas rurais, para assessorar os produtores com às normas e exigências dos mercados.

Brasil – Como membro da Frente Parlamentar do Café no Congresso Nacional, Zé Silva sugeriu que o programa Certifica Café, sejam implantado em todo Brasil.A agricultura familiar cultiva o grão em 1.468 municípios.A cafeicultura tem impactos históricos em nossa economia.A Frente presidida pelo deputado Evair de Melo do Espirito Santo, trabalhamos para fortalecer as políticas públicas, assegurando produtividade, tecnologia, emprego e renda.

Veja mais