Estudantes de escolas rurais podem ter vagas reservadas em universidades federais

by itlabs
289 views
educacao este

 

educacao esteAprovado por unanimidade na Comissão de Educação, o projeto de lei nº 1764 de 2011, de autoria do deputado Zé Silva (Solidariedade/MG),  que determina a reserva de vagas proporcional ao número de concluintes do ensino médio do meio rural em relação ao total de concluintes do ensino médio no Estado ou no Distrito Federal em que está sediada a instituição federal. 

“A medida proposta  garantirá a formação superior e a capacitação profissional dos brasileiros que residem no campo, estudantes desfavorecidos,  grande desequilíbrio de qualidade na oferta. Segmento da nossa sociedade, segundo as avaliações e estatísticas oficiais, tem tido, de modo geral, menos oportunidade de acesso à educação formal e resultados pouco satisfatórios em relação ao desempenho escolar”, explica  Zé Silva

 

“A população do campo tem menos oportunidades de acesso à educação formal. As avaliações oficiais demonstram que a educação rural tem, também ,  piores resultados em relação ao desempenho escolar. Essa desigualdade é histórica e decorre, em boa parte, da ausência de políticas especificas para a educação no campo”, justifica do deputado Zé Silva


capa2O relator da proposta deputado, Zeca Dirceu, apresentou parecer favorável a aprovação, com emenda referente ao termo do meio rural, ao invés de no meio rural.  “Precisamos incentivar o crescimento dessas áreas no Brasil, já que somos um país com grande produção agrícola e que precisa de constantes inovações no setor. Oferecer vagas para os alunos que se formaram no campo é dar oportunidade para quem quer se profissionalizar no meio onde vive e desenvolver tecnologias e ações em prol da agricultura”, disse o parlamentar.

 

A proposta aprovada na Comissão de Educação vai tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJC).

 

Estatísticas anexado ao projeto –Em 2009, o Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (IPEA) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), revelou que a escolaridade média da população de 15 anos ou mais na zona rural é de quatro anos, contra 8,6 anos no meu urbano, o analfabetismo também é maior no campo, entre as pessoas de quinze anos ou mais, atinge 23,5% na área rural, quase 5,5 vezes superior ao verificado na zona urbana: 4,3% das crianças da zona urbana 20,5 % frequentaram a creche em 2008, quando na zona rural, essa taxa é quase três vezes menos 7,2%, já na pré escola, o atendimento chega a 82,2% na zona urbana e a 69,6% no campo.Entre os jovens de 15 a 17 anos da zona urbana, 59% frequentam o ensino médio, contra 33,3% na zona rural.Em relação ao ensino superior 18% da população de 18 a 24 anos cursa essa etapa na zona urbana metropolitana.Na zona , a taxa é de apenas 3,4%.

Acesse a íntegra do projeto:

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículos de oficina se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener información adicional detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en cuenta en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamentos. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais