Comissão Externar – Barragens promove missão técnica em Belém

by itlabs
442 views

A comissão externa que investiga as barragens do Brasil – esteve neste sábado (31), na empresa Hydro Alunorte, a maior refinaria de alumina do mundo.A alumina é extraída da bauxita, principal matéria prima do alumínio.

“Encontramos lideranças comunitárias de Barcarena que denunciaram a empresa em 2018, por possível contaminação de rios por resíduos da barragem.De acordo com relatos, os metais chegam aos poços artesianos que suprem as famílias das comunidades de Barcarena, causando, problemas de saúde, como dores no estômago, coceira e outros sintomas,além do prejuízos ao meio ambiente”, Zé Silva

Pesquisa – Segundo o levantamento do Instituto Evandro Chagas, publicado em março 2018, o rio Murucupi está contaminado com altos níveis de alumínio, ferro, cobre, arsênio, mercúrio e chumbo, em trechos onde não há influência de esgotos ou efluentes de lixões. De acordo com os pesquisadores, esses índices “reforçam a possibilidade de vazamentos contínuos de efluentes para a bacia do rio.

A comissão ouviu a empresa Hydro, e realizou visita técnica as barragens.A empresa explicará as graves denuncias dos moradores durante audiência na Câmara dos Deputados.

A missão da Comissão é exatamente fiscalizar os possível, danos causados por empresas de mineração, decorrente a tragédia da Barragem de Brumadinho em 25 de janeiro, que deixou 217 mortos e outras 87 pessoas continuam desaparecidas.

Veja mais