Deputado federal Zé Silva sai em defesa da dignidade dos extensionistas rurais*

by itlabs
400 views
agricultor1

 

agricultor1

 *Nota em referência às declarações do candidato a governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, em matéria publicada pelo Estadão, caderno Política, desta terça-feira 02/09, em que afirma pretender desonerar os municípios dos gastos com a Emater e que a empresa só faz projetos para o produtor rural tirar dinheiro do Banco do Brasil.

 

“Nós extensionistas temos como missão executar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural. Como ex-presidente da Emater-MG, de 2003 a 2010, e funcionário da empresa há 24 anos, recebo com indignação as críticas feitas pelo candidato, em abordagem simplória sobre a Extensão Rural, que me pareceu, e tenho certeza que também aos colegas extensionistas, ser por parte do candidato um sentimento de descaso e desrespeito para com a Emater-MG, além de mostrar total desconhecimento sobre os serviços prestados por seus profissionais. A Emater-MG, na verdade, foi por três vezes eleita a melhor empresa de desenvolvimento agropecuário do Brasil.

Os extensionistas mineiros estão na linha de frente da luta por uma Extensão Rural pública cada vez melhor em nosso País. Lideramos um movimento nacional, desde 2005, enquanto presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural –ASBRAER, para que o governo federal participe com pelo menos 35% no orçamento da Extensão Rural. Essa participação, hoje, não passa de 10%. Queremos sim desonerar os municípios, mas fazendo isso com a luta para que o Governo Federal assuma seu papel constitucional na garantia dos serviços de ATER, participando com 35% no orçamento da Extensão Rural, deixando de sobrecarregar Estados e municípios.

 Em nossa luta pela Extensão na Câmara Federal, presidimos a Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, criamos a Subcomissão de Agricultura Familiar e Extensão Rural, e aprovamos a indicação à Presidência da República para criação de uma entidade nacional de assistência técnica e extensão rural, que hoje é realidade, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ANATER, cuja regulamentação foi concretizada há 90 dias.

Falar que “a Emater hoje faz apenas projetos para o produtor tirar dinheiro do Banco do Brasil” é um grave equívoco e uma prova de desconhecimento acerca da empresa e de seus serviços prestados aos produtores, aos municípios e à sociedade mineira. Sabemos que a Emater-MG implementa mais de 20 políticas públicas, inclusive várias delas do governo federal, e os extensionistas executam mais de 50 atividades e “são a primeira ou a última esperança dos agricultores de contar com a presença, os projetos e o apoio do Estado brasileiro”, conforme já tivemos a oportunidade de dizer tantas vezes.

Queremos autonomia para os extensionistas, queremos garantir que o Estado brasileiro priorize políticas públicas para o meio rural, e assim, pagando mais poderá exigir mais. Com mais recursos poderão ser contratados mais extensionistas e atender mais famílias de agricultores. E essas transformações começam, evidentemente, por conhecer melhor e respeitar devidamente a Extensão Rural e seus profissionais.”

 

Vamos Juntos!
Zé Silva

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener información personal detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar una decisión medicamentos recetados, pídale a su médico de cabecera que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamentos, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais