Deputado Zé Silva apoia projeto Biofabrica (ICA/UFMG)

by itlabs
967 views

O deputado Zé Silva (Solidariedade/MG), recebeu em Brasilia  o  professor de Genética e Biotecnologia, (ICA/UFMG), Campus Montes Claros, Dermerson Sanglard.

Na oportunidade apresentou o projeto Biofabrica-Produção em laboratório, que está em andamento e possibilitará a produção em grande escala, em curto espaço de tempo, de (Banana, Palma Forrageira, Mandioca e Alho), além de espécies nativas por meio de técnicas de micropropagação em laboratório, que resultará em uniformidade de desenvolvimento da muda e produção até 30% maior, com as mudas livres de pragas e doenças, beneficiando, diretamente, 1.500 famílias do Norte de Minas, por meio da disponibilização de propágulos e assistências técnicas aos agricultores familiares.

O Laboratório de Biotecnologia (ICA/UFMG), já vem trabalhando na produção de propágulos (mudas) pertinentes para a realização de vitrines regionais no 1º semestre de 2018. A plena produção deverá ser atingida a partir do final de 2019.

O Deputado Zé Silva explica que é parceiro de empresas júnior de instituições de ensino, desde quando presidiu a EMATER (MG). “As parcerias possibilitam a integração do ensino e extensão rural, integrando a universidade com a agricultura, através dos alunos, que estudam ciências agrárias entre outros cursos”, explica o parlamentar

O professor Demerson Sanglard,  falou da importância do orçamento para a conclusão do projeto, que a maior parte do orçamento para montagem da Biofábrica já foi repassada à UFMG,portanto, desde então segundo ele vêm acontecendo os empenhos dos itens, os quais estão sendo pregoados em diferentes tempos e separados por categoria (investimento de campo, investimento de laboratório, custeio de campo, custeio de laboratório, etc).

“A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário), juntamente com as incontáveis e valiosíssimas ações do Deputado Federal Zé Silva, têm sido lideranças no alavancamento de atividades de extensão tecnológica em Minas Gerais”, disse o professor
A previsão é de que sejam produzidos 265.000 propágulos, durante os dois anos de execução formal do projeto, que será oficialmente lançada em novembro.

“Por acreditar na grandeza do projeto, tenho realizado ações efetivas para garantir recursos para o avanço tecnológico que beneficiará significativamente a agricultura familiar”, conclui Zé Silva

 

Veja mais