Deputado Zé Silva apresenta PL para instituir o 14ª salário emergencial aos aposentados e pensionistas do INSS durante a pandemia

by itlabs
418 views

O deputado Zé Silva (Solidariedade/MG) apresentou o projeto de Lei que tem o objetivo de de instituir o décimo quarto salário (14ª) emergencial aos aposentados e pensionistas do Instituo Nacional de Seguro Social (INSS) durante a pandemia do Covid-19.
Em virtude do adiantamento das parcelas do 13º aos aposentados e pensionistas do INSS nos meses de abril e maio, os aposentados ficarão desassistidos no mês de dezembro. A implementação do 14º emergencial, além de socorrer aos aposentados (grupo de risco), também fará uma injeção de recursos na economia, movimentando o comércio no mês de janeiro de 2021.
Os aposentados tem um papel financeiro fundamental em muitas famílias brasileira, ganharam espaço no orçamento familiar e pelo menos 10,8 milhões dependem hoje da renda de idosos para viver, pois esses garantem alimento, moradia e até educação dos dependentes.
“Nesse momento de crise econômica os idosos do nosso brasileiros que já eram, na grande maioria, arrimo de família, são os heróis que silenciosamente absorvem o impacto decorrente do desemprego”, deputado Zé Silva
Em 2018, 10,8 milhões de brasileiros dependiam de idosos aposentados. Esse número cresce à medida que a instabilidade econômica perdura e o mercado de trabalho demora a se recuperar.
O deputado Zé Silva acolheu ao pedido do advogado, Sandro Gonçalves, Estado de São Paulo, a qual obteve 66.455 assinaturas em apoio ao Projeto de Lei, para garantir em Lei a criação de gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro de 2020 aos aposentados e pensionistas do INSS.

Veja íntegra PL: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1926217&filename=PL+4405/2020

Foto: Tony Winston – Agência Brasil

Veja mais