Deputado Zé Silva compromisso com as obras da BR 367 no trecho entre Salto da Divisa e Almenara

by itlabs
210 views


O deputado Zé Silva (Solidariedade/MG), acompanha periodicamente o andamento das obras importantes para o estado de Minas Gerais junto aos órgãos do governo federal, entre elas as obras da BR 367 uma luta do seu mandato desde 2011.
BR 367 – Em agosto de 2020 a ordem de serviço para o início imediato das obras da BR 367 foi assinada, mas até o momento as obras no trecho que liga Almenara ao Salto da Divisa, não teve início.


Com o objetivo de saber o motivo da obras seguir paralisada o deputado Zé Silva entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Brasília e foi informado que: “Após a assinatura da ordem de serviço das obras de implantação e pavimentação de um trecho de 61,6 quilômetros da BR-367/MG até a divisa com a Bahia, a empresa Vilasa Engenharia responsável pelas obras foi mobilizada e os canteiros de obras foram providenciados.”


O DNIT explicou ainda, que o início das obras ainda não ocorreu devido a Controladoria-Geral da União (CGU) ter auditado a obra e fixado algumas condicionantes ambientais, que estão sendo cuidadas por uma comissão instalada pelo DNIT na superintendência em Belo Horizonte. A expectativa é que tais exigências sejam atendidas até o início de novembro e o Iphan ateste a regularidade na sequência.


E que para dar celeridade, a mesma comissão está resolvendo os processos de desapropriação para que a Empresa Supervisora (ao ser contratada) encontre tudo em conformidade para início imediato, que poderá ocorrer no final de novembro ou início de dezembro, com a implantação das 3 pontes.


Investimento – Referente ao valor de R$ 138 milhões informado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, no ato de assinatura da ordem de serviço, o DNIT explicou que este valor subiu para R$152 milhões, desse valor 10% já está empenhado e cobre os custos da supervisão e as etapas estabelecidas no contrato nº 1040-2018, para execução até dezembro de 2020.


O deputado Zé Silva, assumiu o compromisso com a realização das obras da BR 367 no início do nosso primeiro mandato em 2011, quando foi diagnosticado a inexistência de projeto executivo, o que inviabilizaria a destinação de recursos para as obras.


A partir deste diagnóstico o parlamentar promoveu audiência pública em Almenara, em 2012, e nos anos seguintes diversos debates na Câmara dos Deputados, com a presença de representantes da região do Vale do Jequitinhonha.
“Com o nosso empenho os projetos foram elaborados e então iniciamos articulação para a inclusão do trecho na Lei Orçamentária Anual com apresentação de emendas que foram aprovadas pela bancada mineira. As obras que serão realizadas em breve são resultado destas importantes ações continuadas, especialmente, a inclusão dos trechos no orçamento da União”, explica Zé Silva.

Acesse no link abaixo informações referentes as ações do mandato do deputado Zé Silva para a realização das obras da BR 367

Veja mais