Deputado Zé Silva, defende a inclusão do zoneamento agrícola de risco climático para a cultura do abacaxi em Berilo (MG)

by itlabs
686 views
abacaxi

abacaxi Por indicação do deputado federal Zé Silva  (Solidariedade/MG) ,  o munícipio Berilo-MG,  foi incluído na área de Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura do abacaxi, o anúncio foi feito na publicação do Diário Oficial da União (DOU)  do último dia, 31. O deputado federal Zé Silva (Solidariedade MG)  autor da Indicação 5292, de 2013, ao Ministério da Agricultura,  acompanhou assiduamente   o pedido diretamente no  órgão.
O parlamentar explica que  o município de Berilo está localizado na região do Vale do Jequitinhonha, onde grande parte da população reside no meio rural, e tem como a principal fonte de renda a agropecuária, desenvolvida pela agricultura familiar, tendo como ponto de destaque a fruticultura de sequeiro “cultura do abacaxi”, desenvolvida principalmente nas pequenas comunidades rurais. “Essa atividade é praticada nas comunidades há mais de 06 décadas, e nos últimos 12 anos a EMATER-MG passou a prestar a assistência técnica com maior intensidade para as famílias que cultivam o abacaxi de sequeiro, visando o aumento da produtividade da cultura, bem como a melhoria na qualidade e aparência dos frutos”, disse.
A Portaria nº 228, de 11 de outubro de 2012, deixou o município de Berilo fora do cultivo de sequeiro e/ou irrigado, inserindo-o no cultivo somente irrigado. O que de acordo com representantes dos produtores impossibilitava o acesso ao crédito para os agricultores investirem em tecnologias e tratos culturais e condução geral das lavouras, explicou.
Hoje, com a intervenção da Emater MG, através da assistência técnica os produtores estão aumentando a área plantada e alcançando uma maior produtividade da cultura e mesmo com as adversidades climáticas ocorridas nos últimos anos, a cultura vem se destacando como promissora na região.
O deputado Zé Silva também destacou fatores relevantes, como: quantidade de empregos gerados durante todo o ano, índice que aumenta consideravelmente no período de colheita. Merece destacar que a mão-de-obra feminina é bastante expressiva e intensamente utilizada durante todo o processo de condução da lavoura. A cultura do abacaxi de sequeiro se apresenta como alternativa de grande potencial para a diversificação e melhoria da renda dos agricultores do Vale do Jequitinhonha.
Além de Berilo, o deputado Zé Silva também solicitou a inclusão de Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Chapada do Norte, Carbonita, Congonhas do Norte, Diamantina, Francisco Badaró Itamarandiba, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, e Minas Novas. Até o momento o gabinete do deputado não foi comunicado do atendimento oficial dos demais.

 

 

berilo

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede ser obtener información detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información personal sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico forense que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamentos. Antes de usar este medicamento, informe a su médico forense si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais