Deputado Zé Silva defende a produção brasileira de leite – na Expointer (RS)

by itlabs
283 views

Pé na estrada – Rio Grande do Sul

Como representante de Minas Gerais – considerado o Estado com maior produção leiteira no País, o deputado Zé Silva, participou da Expointer – Exposição Internacional de Animais, em Esteio (RS) de importante audiência, que discutiu a crise que enfrenta a “pecuária leiteira” brasileira. Acredito que o debate é indispensável para a capacitação e amplo conhecimento do tema, para defender o setor leiteiro no Congresso Nacional.

Na oportunidade Zé Silva, destacou o PL 9793 (https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao…), que está relatando na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o PL tem como objetivo garantir que o preço mínimo do leite não possa ser menor que o preço médio praticado pela CONAB e obrigar as empresas de beneficiamento e comércio de laticínios, exceto as Cooperativas de produtores, a firmarem contrato com os produtores para o fornecimento e a aquisição de leite, e também, estabelecer prazos mínimos de pagamento.

O parlamentar reafirmou o compromisso com o setor leiteiro. “Temos que nos mobilizar para garantir a sua aprovação e Frente Parlamentar de Agropecuária (FPA), está unida em defesa dos produtores’, disse Zé Silva

O evento contou com a participação do vice-presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda e representantes do setor do leite, prefeitos e parlamentares.

Na oportunidade o parlamentear recebeu recebeu um “manifesto” com reivindicações dos produtores rurais.

1 – Antecipação do preço a ser pago do leite para o dia 25 do mês anterior ao fornecimento.

2 – Pagamento dia 05 di nês subsequente da entrega

3 -Margem compatível do produto dentro da cadeia produtiva

4 – Defesa comercial – garantir ao produto brasileiro as mesmas condições de competitividade dos outros países.

5- Solução para o comprometedor nível de endividamento do produtor de leite brasileiro

6 -Concessão de incentivos fiscais apenas para leite produzido no Brasil – leite verde amarelo

7 – Marketing positivo sobre o consumo de leite a nível nacional, valorizando- o como alimento saudável e incentivar o consumo

8 – Programas governamentais de suplementação apenas com leite produzido no Brasil

Veja o manifesto na íntegra:

#

Veja mais