Deputado Zé Silva defende regulamentação do queijo artesanal

by Comunicação
88 views

O deputado Zé Silva (Solidariedade/MG), destacou durante a reunião deliberativa da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizada nesta quarta-feira (16), a urgente necessidade da regulamentação  da  Lei 13.860/2019 da sua autoria e do deputado, gaúcho, Alceu Moreira, que regulariza a fabricação e comercialização de queijos artesanais de leite cru, com o objetivo de desburocratizar e libertar a comercialização do queijo artesanal para todo Brasil e até internacionalmente.

A lei  dar a cada produtor o direito de ter um marco legal, que ofereça a segurança necessária para quem produz e para quem consome. Estima-se que existem hoje, no Brasil, cerca de oitenta mil estabelecimentos rurais onde se produzem queijos artesanais, predominantemente por agricultores ou empreendedores familiares. Destes queijeiros, parte significativa emprega técnicas tradicionais e mantém a cultura trazida por antepassados imigrantes ou desenvolvida em território brasileiro ao longo de décadas ou mesmo séculos.

Regulamentação: Embora a Lei 13.860/2019 tenha sido sancionada em julho de 2019, até o momento não foi regulamentada pelo Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento-MAPA.

Veja mais