Deputado Zé Silva homenageia com sessão solene os 69 anos da extensão rural

by itlabs
888 views
O deputado Federal Zé Silva (Solidariedade/MG), presidente da Frente Parlamentar da Extensão Rural, extensionista de carreira promoverá no plenário da Câmara dos Deputados, Sessão Solene em homenagem ao Dia da Extensão Rural que celebra 69 anos em 2017. A homenagem foi aprovada por unanimidade, pela Comissão de Agricultura, por meio do requerimento de autoria do deputado Zé Silva.
A sessão solene ocorrerá, no dia 4 de dezembro, às 10h, no plenário Ulysses Guimarães, e contará com a participação de extensionistas de todo país, além dos membros das Frentes de Extensão Rural e Agricultura Familiar, representantes da  Emater,  Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural  e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser) ,  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Academia Brasileira de Extensão Rural (ABER ),Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
A solenidade contará com o apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão rural (Anater)  e da Associação Brasileira das Entidades (Asbraer).
O parlamentar lembra que o extensionista rural, realiza um importante papel apoiando e orientando os agricultores familiares promovendo o desenvolvimento sustentável, por meio da disponibilização do conhecimento e inovação gerados na pesquisa , que é determinante na promoção da extensão rural. Gerando oportunidades e melhorias na renda familiar do meio rural, a produção de alimentos  além de incentivar  a permanência da   juventude rural no campo para dar continuidade ao trabalho rural.
“São inúmeros os desafios enfrentados, portanto a homenagem é  justa para os trabalhadores que   vão até os grotões do Brasil, nas comunidades que mais  precisam.
“O extensionista é a primeira e provavelmente a única esperança da presença do estado brasileiro no campo. Ele leva inovação,conhecimento e o apoio necessário para produzir o alimento, garantindo a permanência das gerações futuras, preservando o meio ambiente, reduzindo a miséria e as desigualdades nas regiões, comemorar os 69 anos da extensão rural é dar continuidade a este serviço essencial a população”, Zé Silva.
Extensão rural brasileira – O serviço de Ater teve início, em 1930 em Minas Gerais,  quando foi realizada a Primeira Semana do Fazendeiro, já a primeira experiência extensionista no campo, ocorreu, em  1948. Atualmente o serviço é oferecido  há  cerca de 5.359 municípios, e  conta com  a atuação diária de 16 mil extensionistas, que levam aos produtores rurais de todo país  conhecimentos tecnológicos, além de incentivo as diversas politicas públicas, que contribuem para o aumento da produção, propiciando melhores  condições de vida  do meio rural brasileiro.
 Homenagem  – Durante a solenidade, serão homenageados os extensionsitas que prestaram relevantes serviços às comunidades rurais dos seus estados, por meio de indicação do presidente das entidades regionais das Emateres. O cantor mineiro, do Vale do Jequitinhonha, Osmar Lins, presenteará os participantes com  o Hino Nacional, cantado a “moda de viola”.
Como presidente da Frente de Ater, Zé Silva, promoveu o seminário “A Ater que queremos e o Brasil precisa” nas cinco regiões do país, que discutiu com os cenários e necessidades de cada região.”O amplo debate com  extensionistas, dirigentes e  representantes do meio permitiu pensarmos juntos a Extensão Rural que nós queremos no futuro, e que é muito importante para a sociedade. Estamos providenciando um documento com todas as sugestões regionais para apresentar ao Brasil”, explica Zé Silva.
Conquistas – O serviço de ATER, que vem se superando pela capacidade técnica e força de seus profissionais conta com a Lei da Agricultura Familiar, a  Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), a Lei Geral de ATER e a Anater, com resultados eficazes para a população rural para promover uma agricultura familiar organizada e empreendedora, que demanda legitimamente direitos sociais, pois demonstra seu grande potencial econômico.
O deputado destaca que a Agência Nacional de Assistência  Técnica e Extensão Rural (Anater) é  um grande presente para todos os extensionistas. “A Anater é o caminho para os avanços dos serviços de extensão rural, uma caminhada iniciada, em 2006, com apoio de várias entidades. A Anater é a certeza de que os agricultores poderão contar com  o esse importante serviço, melhorando a qualidade da assistência técnica no Brasil, e em direção à universalização desse serviço fundamental”, conclui Zé Silva.

Veja mais