Deputado Zé Silva membro da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas

by itlabs
254 views

Deputado Zé Silva membro da  Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas

O deputado Zé Silva (Solidariedade/MG),  será o diretor da região sudeste da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas,   grupo de trabalho  que vai atuar, com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, na elucidação de casos, no amparo aos familiares e na eliminação de novos registros. A deputada Geovanne de Sá será a coordenadora do grupo.

Dados  – De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública para uma pesquisa do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, pelo menos oito pessoas desaparecem por hora no Brasil. O levantamento aponta que 786 mil pessoas desapareceram entre 2007 e 2017.

“A falta de integração dos diversos bancos de dados contribui para que os casos de desaparecimento não sejam solucionados. Em alguns casos, a família do desaparecido é que busca a informação em abrigos ou casas de acolhida, mas, precisamos lembrar-nos daquelas famílias que não tem condições  de realizar tais buscas e cabe ao Estado encontrar a solução”, explica Zé Silva.

A ministra Damares Alves, presente no lançamento, explica que vários podem ser os motivos de tais desaparecimentos. Ela cita o tráfico internacional de pessoas, o tráfico de órgãos, a adoção ilegal, a exploração sexual e, até mesmo, a realização de rituais.

O deputado Zé Silva é autor do Projeto de Lei de nº 10.868/2018  que  torna obrigatório, durante as investigações de desaparecimento de crianças e adolescentes, o cruzamento dos dados do desaparecido, que deverão constar do Cadastro Nacional, instituído pela Lei nº 12.127, de 2009, com os dados dos cadastros estaduais e nacional de crianças e adolescentes em condições de serem adotados, previstos no Estatuto do Adolescente.

Integra do Projeto  – 

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2184218

Veja mais