Deputado Zé Silva participa do encerramento da ação social do Incra em Unaí

by itlabs
574 views

Deputado Zé Silva participa do encerramento da ação social do Incra em Unaí

Instituto  realizou 1.826 atendimentos para famílias assentadas em Unaí (MG)

Mutirão realizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária  (Incra), garantiu assistência a famílias de 26 assentamentos em Unaí, município do noroeste mineiro, gracas ao emprenho do deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG), que trabalhou juntamente com lideranças politicas para que a ação social acontecesse.O evento contou com a participação dos representantes do Incra, assetados da região, representastes  dos sindicatos rurais e lideranças politicas.

A ação foi organizada pelo Instituto  para facilitar a resolução de demandas e o acesso a documentos ou a serviços prestados pela autarquia a beneficiários da reforma agrária, a iniciativa registrou 1.826 atendimentos, no período de 3 a 19 de outubro.

“No Brasil, são 9.332 mil assentamentos, onde vive 1 milhão de famílias, que aguardavam a desburocratização referente a documentação da terra e assim acessar as politicas públicas. A verdadeira reforma agrária é aquela que, além da terra, oferece escola, estrada, infraestrutura de produção, saúde, educação e, principalmente, assistência técnica e extensão rural. Reforma agrária não é apenas distribuir terra e deixar as famílias dos trabalhadores desamparadas pelo Estado”, explica Zé Silva

Ação Social – Os trabalhos foram realizados por servidores da Superintendência Regional do Incra no Distrito Federal e Entorno. Os atendimentos incluíram orientações sobre políticas públicas, atualização cadastral e regularização de beneficiários, emissão de documentos diversos e acesso a recursos do Programa de Crédito Instalação e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Durante o mutirão foram realizadas supervisões ocupacionais de 256 lotes e a entrega de títulos provisórios e definitivos para famílias assentadas no município. Ao todo foram emitidos 98 Contratos de Concessão de Uso (CCU) e 70 Títulos de Domínio (TD).

Ernesto Francisco de Souza, agricultor do assentamento São Pedro Cipó, destacou que a realização do mutirão foi importante para resolver demandas das famílias no município. “A presença do Incra fortaleceu as comunidades e deu um ânimo novo. Fiquei contente com o atendimento, principalmente, porque recebi o título de domínio de minha parcela”, disse.

Manoel José de Faria foi outro agricultor que recebeu o título de domínio de sua parcela durante a ação. “O sonho de todo assentado é receber o documento definitivo de sua área”, afirmou. Ele aproveitou o mutirão também para tirar dúvidas em relação ao Pronaf, já que avalia investir mais na sua parcela, onde produz leite, banana, laranja e mandioca.

“O mutirão contribuiu para atender de forma mais ágil as demandas dos agricultores assentados em Unaí. Foi uma experiência positiva, que pode ser aplicada em outros estados para melhorar a atenção ao público da reforma agrária”,   explica diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos do Incra, Ewerton Giovanni dos Santos,

“Considero positivo os resultados do mutirão, foram 1.826 atendimentos, que garantiram aos trabalhadores rurais acesso a serviços e a orientações da autarquia”,  disse o coordenador geral de Educação do Campo e Cidadania do Incra, Iradel Freitas da Costa,

“Aprovado na Comissão de agricultura aprovou emenda para Assistência Técnica e Extensão Rural para  Anater  trabalhar como Incra, carta conjunto dos vereadores carta para pedir a compra alimento PAA. Antes da Lei 13.465 elabora pela equipe do SDD você pagariam 5 mil reais por hectare nova tabela, agora esse valor, por meio da minha emenda , o valor da terra é 1.619, 169 hectare, uma conquista que esperávamos há 27 anos. Podem ficar tranquilos muito mais  um compromisso com a agricultura familiar eu tenho uma historia de vida com vocês.

Na oportunidade o deputado Zé Silva destacou a importância da aprovação da  recomposição do orçamento para a agricultura familiar e a continuidade das políticas públicas para o meio rural, em 2018.”Emendas de minha autoria foram aprovadas na Comissão de Agricultura, garantindo recursos para o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar”, Zé Silva

O parlamentar destacou ainda o novo teto para financiamento de imóvel rural, previsto na publicação da Lei 13 465, por meio de  emenda do  Deputado Zé Silva a medida provisória 759, o valor da terra passa de 5 mil reais por hectare, para 1.619, uma conquista aguardada pelos assentados brasileiros há 27 anos.”É hora de enfrentarmos as diversas questões que comprometem a sustentabilidade, transparência e efetividade da Reforma Agrária brasileira”, Zé Silva

As próximas ações do Incra no Noroeste Mineiro e Alto Paranaíba, ocorrerão  em:Paracatu;Natalândia, Dom Bosco; Arinos;Buritis;Formoso; Varjão de Minas; Lagoa Grande;Presidente Olegário e Patrocínio.

Veja mais