Deputado Zé Silva participa do júri do concurso mundial de queijos na França

by Joana Paula
122 views


De volta à França, após diversas experiências exitosas o deputado Zé Silva será jurado do Concurso Mundial de Queijos que acontece na França de 10 à 12 de setembro.O parlamentar está participando também da missão tecnica realização pela associação SerTãoBras e o Club Brasil da Guilde Internationale des Fromagers.


“Muito prazer em participar desse missão que transmite ensinamentos sobre queijos de alto valor agregado para os produtores brasileiros”, deputado Zé Silva


O deputado Zé Silva foi indicado ao júri pela vasta experiência no “ramo queijeiro”, quando era gerente Gerente Regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), esteve na França em 2001 e também como presidente da Empresa.


A partir das missões de conhecimento técnico Zé Silva criou a Rede de Ater do Queijo Minas Artesanal e os Centros de Qualidade do Queijo Minas Artesanal de Medeiros e Rio Paranaíba.


A Rede de Ater do Queijo Minas Artesanal era formada por uma equipe multidisciplinar da Emater-MG, com veterinários, engenheiros agrônomos e nutricionistas, que orientavam os agricultores, assegurando a execução de boas práticas agropecuárias e na fabricação de queijos com qualidade.Os produtores eram orientados em todas as etapas de fabricação dos queijos, assegurando a qualidade do sistema de produção e do produto.


Já os Centros de Qualidade, além de oferecerem um ambiente adequado e amplo para uma perfeita maturação do queijo, essencial para ser reconhecido como artesanal, dão suporte logístico para coleta, seleção, embalagem e distribuição dos queijos para os grandes centros de consumo.

Já como Deputado Federal, Zé Silva conseguiu por meio da Lei Lei 13.860/2019 valorizar e libertar os queijos mineiros, fruto de anos de luta, que possibilita que os produtores de queijo comercializem os seus produtos no Brasil e exterior, com o Selo Queijo Artesanal, obtido com o registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).


“O resultado de todo esse trabalho é que Minas é destaque no Brasil e no mundo na produção de queijos artesanais, uma grande honra participar de mais essa missão carregada de cultura e história familiar”, deputado Zé Silva

Importante destacar que Zé Silva não avaliará queijos brasileiros umas das regras do concursos.

O júri avaliará, visual, odor, textura, aroma e sabor, os ganhadores seram agraciados com medalhas de bronze, prata e ouro.


A final do mundial ocorrerá na terça-feira 12 de setembro, com a participação de 12 finalistas.

Veja mais