Deputado Zé Silva participa do lançamento do Plano Safra em Minas Gerais

by itlabs
625 views

O Plano Safra da Agricultura Familiar chega a Minas Gerais, o lançamento aconteceu, em Uberlândia, no último dia 17 de agosto. Presente no evento o deputado federal, Zé Silva (Solidariedade/MG), destacou que o Plano Safra, não só garante recursos para o plantio, como também, elabora outras ações para dar suporte ao agricultor. Entre elas, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que estimula à produção de alimentos, o Seguro Rural, a Assistência Técnica e a Comercialização. “São projetos que precisam ser implementados, pois o agricultor familiar é o grande responsável pela alimentação em nosso país”, disse o parlamentar durante pronunciamento.

Presentes no lançamento estadual do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020: representantes da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Anater e lideranças políticas. O evento foi promovido pela Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais (DFDA-MG).

Zé Silva, falou sobre medidas importantes que possibilitaram avanços na reforma agrária e na agricultura familiar, destacou a Medida Provisória 759, que trata da Regularização Fundiária, o Funrural, que trata da renegociação das dívidas dos produtores, o avanço do Incra, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que oferece condições especiais para trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, diminuindo a burocracia, permitindo que o agricultor tenha acesso a políticas públicas.

Na oportunidade o parlamentar falou da importância da ANATER na transformação da extensão rural brasileira. “Os eixos do Plano Safra para o serviço de Ater é de inclusão produtiva e econômica e a valorização do extensionista contribui para alavancar a produção agrícola, porém é indispensável ressaltar a necessidade de recursos, para que a Agência possa levar assistência técnica também para os assentamentos, atualmente, apenas 25% do assentados, contam com esse importante serviço”, Zé Silva.

O parlamentar ressaltou que o Plano Safra Plurianual, garante aos produtores rurais, produção e renda sem prejuízo. No total, o Governo Federal irá disponibilizar R$ 30 bilhões, em crédito rural, para agricultores familiares de todo o país.

Importante destacar que o último eixo do Plano, reúne ações integradas para combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável.

Veja mais