Deputado Zé Silva promove audiência pública para debater a criação do dia do queijo artesanal

by Comunicação
39 views

Dia do Queijo Artesanal – Na Comissão de Agricultura debatemos a criação do Dia do Queijo Artesanal, por entendermos que o Brasil possui grande tradição na produção de queijos artesanais, tendo vários deles recebido reconhecimento em competições internacionais por suas características únicas e qualidade superior.

O objetivo do debate é seguir as regras de tramitação, por meio de consulta pública para instituir um dia Nacional do queijo.

Apresentei um projeto de lei para a instituição o Dia 18 de julho Dia Nacional do Queijo Artesanal na data da publicação da lei, da autoria do nosso mandato, em conjunto com o deputado gaúcho, Alceu Moreira, foi um importante marco na vida de milhares de queijeiros artesanais que enfrentavam enormes dificuldades para comercializarem seus produtos. Lei – A norma regulamentou a produção de queijos artesanais e definiu requisitos de sanidade e procedimentos para a fiscalização e rastreabilidade dos produtos. Com isso, autorizou a comercialização dos queijos artesanais em todo o território nacional, demanda antiga dos produtores.

Presentes no debate: A coordenadora-geral de Produção Animal da secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Marcella Alves Teixeira;

O pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Michelle Carvalho;

O presidente da Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal do Cerrado (Aprocer), Eudes Braga;

O diretor da Cooperativa de Crédito Rural Seara, Valdir Magri; e

O diretor do departamento de patrimônio imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Roger Vieira.

Durante a solenidade o assessor parlamentar da Asbraer, Isasc Mesquita nos entregou as propostas para o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural Brasileira, elaborado pela Instituição que representa todas as entidades de Ater todo Brasil, que será entregue aos presidenciáveis.

Veja mais