Deputado Zé Silva promove no Congresso Nacional grande debate para o fortalecimento da Ater no Brasil

by itlabs
636 views

O deputado Zé Silva promove no Congresso Nacional amplo debate para o fortalecimento da Ater no Brasil
O deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG) realiza no próximo dia 7 de novembro, amplo debate em defesa do fortalecimento do Serviço de Extensão Rural Pública Brasileira. O evento ocorrerá no Plenário 1 das Comissões da Câmara dos Deputados – a partir das 13h30 e reunirá extensionistas de todo Brasil.

São três eventos consolidados para fortalecer esse importante serviço: Instalação da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER); o Lançamento do Pacto pelo Fortalecimento da ATER Pública Brasileira; e uma Audiência Pública pelo Fortalecimento da ATER brasileira.

A Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural (Frente de ATER) se consolidou como porta voz em defesa da ATER e será instalada pela 3ª vez consecutiva, conta com a participação de parlamentares de todo Brasil em atendimento ao disposto no Regimento Interno da Câmara dos Deputados, que encerra o funcionamento das Frentes Parlamentares ao final de cada legislatura, sendo necessárias a recriação e instalação na legislatura seguinte.
A Frente Parlamentar revela a compreensão da legitimidade e urgência nas reivindicações de um setor social, ou de toda a sociedade, com determinadas questões que lhes afetam diretamente. Expressa ainda a capacidade de articulação política em defesa de uma causa, colocando no centro do debate nacional propostas que os setores sociais têm para o desenvolvimento do País.


Serviço de Extensão Rural – Conta com a força de trabalho de mais de 25 mil profissionais – a Extensão Rural está presente em todos os Estados brasileiros, em mais de 5 mil municípios. Com o objetivo de aumentar a produtividade agrícola e, consequentemente, melhorar o bem estar das famílias rurais com aumento da renda.
“O Congresso Nacional é o espaço mais democrático do País e entendemos que é nosso o dever , promover o fortalecimento da ATER, por meio de ações fortes, contundentes, elaboradas por especialistas que conhecem a fundo a realidade do campo, das políticas públicas e, principalmente, seus desafios”, deputado Zé Silva


Por meio da Frente de ATER ocorrerá o lançamento do – Pacto pelo fortalecimento da ATER Pública Brasileira. “Um marco nacional que viabilizará, dentro de poucos anos, a universalização dos serviços de ATER”, deputado Zé Silva
O deputado explica que o serviço de Ater enfrenta tempos adversos nos últimos anos, quando, na verdade deveriam estar universalizada (após a extinção da Embrater em 1990 e renascer das cinzas com a criação da Anater).


“O desafio agora é interromper o desmonte mais uma vez iniciado em alguns locais pelo Brasil e assegurar sua reconstrução, com uma nova proposta, uma nova visão, um novo jeito de fazer ATER”, deputado Zé Silva


Debate Público – Na ocasião será promovido uma audiência pública aprovada, por meio de requerimento de autoria do deputado Zé Silva na Comissão de Agricultura com o objetivo de debater com representantes de órgãos públicos e entidades do setor.


Foram convidados para o evento: A Ministra Tereza Cristina do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA; Lucia Morais Kinceler – Coordenadora Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser); Nivaldo Moreno Magalhães – Presidente da Asbraer; Ademar Silva Júnior – Presidente da Anater; Fernando Henrique Kohlmann Schwanke- Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa; Antônio Carlos Machado – Presidente do Consepa; e Aristides Veras dos Santos -Presidente da Contag, CNA, OCB,Senar e presidentes de todas Emateres do Brasil.

Convite deputado Zé Silva: https://soundcloud.com/deputado-federal-z-silva/dep-ze-silva-promove-no-congresso-nacional-amplo-debate-para-o-fortalecimento-da-ater-no-brasil

Veja mais