Deputado Zé Silva quer cadastro de obras federais na internet

by itlabs
339 views
br 367 trecho governo de minas

Projeto cria um cadastro de livre acesso na internet com todas as obras públicas custeadas por verbas federaisbr 367 trecho governo de minas

 

O coordenador da comissão externa que analisa as obras financiadas com recursos do orçamento da União, deputado Zé Silva, do Solidariedade mineiro, apresentou um projeto de lei [PL 5664/16] que cria um cadastro de livre acesso na internet com todas as obras públicas custeadas por verbas federais.

 

O cadastro, que recebeu o nome de Sistema de Obras Públicas, ou SisOP, será administrado pelo Ministério do Planejamento.

 

O deputado Zé Silva afirma que o objetivo é dotar o governo de uma ferramenta de acompanhamento das obras. E a sociedade de uma forma de controle sobre o uso dos recursos públicos.

“É uma maneira … de responsabilizar o governo federal, aqueles que estão contratando com o governo federal, no sentido de que toda obra, ao assinar o convênio, esteja colocada num painel de transparência e toda a sociedade possa nos ajudar a cobrar.”

 

De acordo com o projeto, a liberação de recursos para as obras será condicionada à alimentação correta e atualizada dos dados no SisOP. O gestor que descumprir as regras previstas na lei poderá ser responsabilizado com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92). A norma prevê punição para o administrador público que “negar publicidade aos atos oficiais”.

 

O projeto é apenas uma das estratégias do deputado relacionadas à gestão das obras públicas. Ele também quer que a comissão externa que coordena elabore propostas para minimizar a paralisação de obras decorrentes de fatores normativos, técnicos ou financeiros. Uma sugestão que deve sair do colegiado, segundo ele, é um projeto que impeça a descontinuidade de recursos para uma obra em execução.

 

“O grande objetivo ao final é propor essa revisão do arcabouço legal em que garanta que o que é orçado e definido como prioridade seja executado até o final. Por exemplo, se uma obra que custa um milhão; libera-se a primeira parcela, e as demais parcelas, até chegar um milhão tem que ser garantidas … Ou seja, tem que ter uma continuidade e uma garantia do orçamento até a conclusão da obra.”

 

Hoje a comissão externa ouviu técnicos do governo sobre a paralisação de obras públicas. Os técnicos pediram atenção especial do deputado com a carreira de infraestrutura do Executivo, que reúne analistas e especialistas responsáveis por planejar e acompanhar o andamento das obras federais. De acordo com o representante do Ministério da Integração Nacional, Stanley Bastos, a carreira sofre com baixos salários, o que provoca evasão de técnicos.

 

Câmara dos Deputados

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede ser obtener buenas calificaciones información personal detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información sobre todo Kamagra disponible en en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en cuenta en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico forense si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais