Deputado Zé Silva realiza audiência pública para discutir a reestruturação do crédito fundiário

by itlabs
519 views
O semeador

 

O semeadorA Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realizará na próxima terça – feira (16), no plenário 6, às 10 horas, a pedido do deputado Zé Silva, audiência pública, para debater a reestruturação do crédito fundiário.

 

Programa Nacional de Crédito Fundiário – Inventiva o fortalecimento da agricultura familiar, oferecendo aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra condições para que possam adquirir um imóvel rural, por meio de financiamento.

 

O programa permite ao agricultor construir a casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. São beneficiários do programa trabalhadores rurais, filhos de agricultores familiares e estudantes de escolas agrotécnicas, com renda anual entre 9 e 30 mil e patrimônio de 15 a 60 mil reais. 

 

“Embora o crédito fundiário seja, talvez, o único meio de o agricultor adquirir sua terra, o programa mostra-se incompleto, necessitando de uma análise mais profunda, e de uma reestruturação que apoie o produtor rural em todas as fases.Uma reestruturação neste momento, com mecanismos que perfeiçoem o processo de revitalização dos projetos do Banco da Terra e Crédito Fundiário, fortalecerá a agricultura familiar e fomentará o desenvolvimento rural, explica Zé Silva

 

Convidados para o debate representantes da Casa Civil; do Ministério do Planejamento; do Ministério da Fazenda; do Banco do Brasil; da Caixa Econômica Federal; do Banco do Nordeste; e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário.

 

Veja mais