Deputado Zé Silva (SD/MG) apresenta ao ministro do MDA ações para o fortalecimento da Extensão Rural

by itlabs
419 views
RS-MDA-5141 1


RS-MDA-5141 1O deputado federal Zé Silva (SD/MG) , foi recebido em audiência na quarta- feira (11), pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias o encontro aconteceu no gabinete do ministro em Brasília.

Durante a reunião o deputado cobrou mais investimentos  e apoio para a assistência técnica e extensão rural , programas de produção de sementes , apoio a agricultura familiar e principalmente  combater à falta de água nos municípios mineiros, na atuação do Governo Federal.

Anater

Zé Silva, fez um breve relato sobre as ações de criação da Anater, que teve início em 2005, quando criou-se um movimento nacional para gerar uma entidade para coordenar o serviço de Ater no Brasil, em 2011 foi criada a Subcomissão de Agricultura Familiar e extensão rural, através de audiências públicas, consolidada através  de proposta encaminhada ao poder Executivo e finalmente em dezembro de 2013, foi criada a Anater.A agência foi regulamentada em maio de 2014 pelo governo federal, com orçamento de R$ 1,1 bilhão para a execução de seus serviços, com grande impacto no fortalecimento da agricultura familiar.

O parlamentar solicitou ao ministro a imediata nomeação dos dirigentes  da Anater. “É importante marcar território e a Agência deve ser dirigida por alguém que venha desse movimento, como Argileu Martins, Valter Bianchini, entre vários outros nomes que diretamente contribuíram para o fortalecimento do setor no Brasil, disse Zé Silva.

“A Anater passa por disputa política com “P” maiúsculo, e tudo indica que será vinculada ao MDA, e peço a sua solidariedade, como parlamentar representante do setor e de toda rede de Ater, para indicar nomes que fortaleçam a Agência”, disse o ministro.

Recursos para a extensão rural

O parlamentar solicitou ao ministro ações de reestruturação do Serviço de Extensão Rural (ATER). “Precisamos de apoio, para continuar com os serviços de Ater nos milhares de municípios brasileiros. Os estados não têm condições de fazer concursos para novas contratações, hoje são 16 mil extensionistas, precisamos chegar no mínimo há 33 mil profissionais, para fortalecer o crescimento da agricultura”, explica Zé Silva.

Água

Outra pauta sugerida por Zé Silva, refere –se ao problema da água em comunidades rurais de Minas Gerais, que vivem um momento de estiagem, prejudicando os produtores rurais, bem como a agricultura familiar .

O parlamentar citou durante o encontro a importância de programas que fortaleçam a produção de água, através da assistência técnica, a ser implementada em benefício das comunidades rurais.”Precisamos de programas que sejam “libertadores” , através do desenvolvimento de ações concretas, principalmente de produção de água para enfrentarmos o período de estiagem, sem a dependência dos caminhões pipa” , explica Zé Silva.

Zé Silva, citou o programa Pingo D’ água, no Ceará e o programa Simplificado de Abastecimento de Água em comunidades rurais de Minas Gerais, como 

MDA2referências.  Zé Silva explica, que 60 mil famílias mineiras, já foram beneficiadas , com o abastecimento de água.Ele afirmou que desde a criação do programa há 10 anos a meta é levar água para mais 300 mil famílias.

“A sustentabilidade da agriculta familiar está ligada ao avanço da tecnologia, e a questão da água está aberta a novas expectativas e projetos, precisamos nos unir em favor dessa causa, tornando a produção de água uma prioridade para vencermos a seca que prejudica a produção rural não somente de Minas Gerais, mas em todo o Brasil”, disse o Ministro

Sementes

Zé Silva, sugeriu que o Governo Federal, precisa criar programas de incentivo para a produção de sementes em beneficio da agricultura familiar.

“Precisamos exercer a Soberania Nacional, onde a Embrapa possa produzir sementes genética , repassando para empresas ou cooperativas a produção de sementes a serem utilizadas no fomento da agricultura familiar.”

 

 

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener buenas calificaciones información detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información personal sobre todo Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar una decisión medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamentos. Antes de usar este medicamento, informe a su médico forense si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais