Discurso: Lançamento da Frente parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural

by itlabs
359 views
FOTO DISCURSO

FOTO DISCURSODeputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG),  faz pronunciamento destacando a importância da Frente Parlamentar da Extensão Rural , lançada no último dia (16).

A seguir leia a íntegra do discurso.

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Parlamentares,

Foi com entusiasmo que realizamos, no dia 16 de abril, na semana passada, o Lançamento da Frente parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural. A Frente de Extensão Rural que tivemos o orgulho de criar na legislatura anterior foi uma conquista histórica importante fruto da organização de uma categoria de trabalhadores que forma uma das mais consistentes presenças do Estado brasileiro em todas as regiões de nosso País. Com uma força de trabalho que reúne mais de 25 mil profissionais, a Extensão Rural está presente em todos os Estados brasileiros, em mais de 5 mil municípios.

Agora, com a recriação da Frente estamos mais uma vez diante de desafios. A criação de uma Frente Parlamentar revela a compreensão da legitimidade e urgência nas reivindicações de um setor social, ou de toda a sociedade, com determinadas questões que lhes afetam diretamente. Revela ainda a capacidade de articulação política em defesa de uma causa, colocando no centro do debate nacional propostas que os setores sociais têm para o desenvolvimento do País.

Fortalecer a Extensão Rural e reconhecer o relevante papel desempenhado pelo trabalho de seus profissionais significa maior garantia na promoção da segurança alimentar do povo brasileiro; avanço nas tecnologias e consciência da necessidade de produzir alimentos com sustentabilidade ambiental; além de fortalecer os instrumentos necessários à superação das desigualdades sociais entre pessoas e regiões em nosso País.

Com a Frente Parlamentar de ATER, a Extensão Rural brasileira e seus profissionais têm uma base democrática para a defesa de seus legítimos interesses, uma ponte para levar propostas e contribuições ao desenvolvimento do País.

Plano de Trabalho da Frente

Dentre as diretrizes do Plano de Trabalho da Frente, destacamos e trazemos ao conhecimento aquelas que chamamos de ações emergenciais para extensão rural brasileira:

1- Nomeação imediata da diretoria da ANATER- Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Parlamentares,

Precisamos discutir a nomeação dos dirigentes da Anater. A Agência é necessária para que os extensionistas continuem cumprindo o seu papel. Defender e levantar a bandeira do Serviço de Ater é o dever desta Frente Parlamentar para que os governos tenham clareza em suas ações, conscientes de que os serviços de ATER trazem redenção ao agricultor familiar, tira-os do estado de pobreza.

2- Um dos grandes desafios a que se propõe a Frente Parlamentar da ATER é alcançar a universalização dos serviços da Extensão Rural em nosso País.

Atender num universo de 5 milhões de agricultores familiares ou 2,5 milhões (a metade) que não recebem esses serviços. Universalizar significa estabelecer condições as pessoas que se encontram em situação de miséria no meio rural brasileiro possam produzir e viver dignamente.

A população rural brasileira soma cerca de 30 milhões de pessoas. Nos últimos anos, 4,8 bilhões saíram da situação de extrema pobreza no meio rural. Mas, os esforços do Poder Público e da sociedade para promover a inclusão social dessas famílias não pode perder sua dinâmica, pois ainda existem cerca de 7,6 milhões de pessoas nessa situação de extrema pobreza, sendo, 5 milhões no Nordeste.

Desta forma, acreditamos que será através da ANATER que a meta da universalização da ATER será alcançada.

3- Defender a renegociação das dívidas dos produtores rurais atingidos pela seca.

4- Precisamos barrar o processo de desmonte de Ater Publica.
Dentre os objetivos da Frente da ATER, está a atuação permanente no campo da democracia e da política para que a Extensão Rural seja fortalecida e reconhecida em sua missão técnica e social; Precisamos fortalecer Ater, propor ao Brasil, dignidade na certeza de que o agricultor tenha orgulho de fornecer e promover o desenvolvimento para que o extensionista seja a ponte para o crescimento. Evitando que se inicie, como aconteceu com a Empresa Baiana de Desenvolvendo Agrícola, um verdadeiro desmonte da ATER pública.

Esse fortalecimento, evidentemente, passa pelas condições de trabalho, valorização profissional e reconhecimento dos serviços prestados pelos seus profissionais. Por isso lembramos que temos tramitando nesta Casa 3 Propostas de Emenda à Constituição que estabelece o piso salarial para os extensionista rurais, Agentes da Sanidade animal e vegetal e para pesquisadores agropecuários, a PEC 96/11, 97/11 e 49/11, todas de minha autoria.

5- Criação da frente parlamentar nos estados

Queremos a criação da Frente Parlamentar nos Estados.

A Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural conta com mais de duzentos parlamentares membros, e desses, 10 integral as coordenações regionais, sendo: 2 coordenadores por região.

Coordenador Região Norte: Cesar Halum PRB / TO
Coordenador Região Norte: Luiz Claúdio PR / RO
Coordenador Região Nordeste: Weverton Rocha PDT/MA
Coordenador Região Nordeste: Marx Beltrão PMDB/AL
Coordenador Região Sudeste: Dr Jorge Silva PROS/ES
Coordenador Região Sudeste: Paulo Foleto PSB/ES
Coordenador Região Centro-Oeste: Roberto Balestra PP/GO
Coordenador Região Centro-Oeste: Ezequiel Fonseca PP/MT
Coordenador Região Sul: Afonso Hamn PP/RS
Coordenador Região Sul: Bohn Gass PT/RS

Além desses, temos orgulho de anunciar como Vice Presidente o deputado Raimundo Gomes de Matos PSDB-CE, Secretário deputado Evair de Melo PV/ES e tesoureiro deputado Valdir Colatto PMDB/SC.

Nossos agradecimentos às entidades e órgãos ligados à extensão rural que prestigiaram o lançamento da Frente:

MDA;MDS;ASBRAER;Secretário de Agricultura do DF;Embrapa;FASER;OCB;CERES;FETRAF;CONSEA;ASSEMA-CEARÁ;SENAR / CNA

As empresas de extensão rural dos Estados:
EMATER AL;IPA PE;EMDAGRO SE;EMATER RJ;Emater GO;Agraer MS;Ruraltins TO;EMATER DF;EMPAER MT;IDAM AM;EMATER MG e ASBRAER DF

E um especial agradecimento aos prefeitos extensionistas: Antônio do Município de Bandeira-MG e Wendel da cidade de Juramento-MG.

Muito obrigado!

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener buenas calificaciones información personal detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información adicional sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar una decisión en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de compraría cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais