Duplicação da BR-251 na pauta da Comissão de Obras paradas da Câmara dos Deputados

by itlabs
689 views
BR 251

A duplicação da BR 251 que liga Montes Claros, Norte de Minas a BR-116, no Vale do Jequitinhonha é um dos principais compromissos do deputado Federal, Zé Silva (Solidariedade/MG), com a população do norte mineiro, portanto efetivamente a obra da BR 251 será acompanhada pela Comissão de Obras Paradas, coordenada pelo deputado Zé Silva na Câmara dos Deputados. BR 251

 

A BR-251 se tornou nos últimos anos uma das mais movimentadas rodovias do país, liga o Sudeste ao Nordeste brasileiro, atingindo o numero de 9 mil veículos por dia.Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2016 foram registrados cerca de 600 acidentes no trecho, sendo mais de 70 o número de mortes.

 

“A duplicação é uma pauta prioritária do nosso mandato desde 2011,protelar essa obra é prolongar o sofrimento de toda a população.A BR leva desenvolvimento,esperança, mas, acima de tudo, deve preservar a vida dos mineiros e brasileiros que por ali trafegam, portanto a comissão de obras da Câmara dará um novo rumo para conclusão dessa importante obra”, explica Zé Silva.

 

A comissão – Responsável por fazer vistorias em obras inacabadas e promover amplo debate com a sociedade e com órgãos executores e fiscalizadores desses empreendimentos, além, de audiências públicas, entre outras ações, para elaboração de um relatório apontando as causas, os prejuízos e as possíveis soluções para a retomada desses projetos.A Comissão reúne parlamentares de todas as regiões brasileiras e tem como objetivo estudar essas obras e propor um cadastro único de obras elaboradas com dinheiro público e também um caderno de boas práticas para que tenhamos uma dinamização dos projetos.

 

Propostas apresentadas pelo deputado Zé Silva:ok

 

– Firmar parceria de trabalho com os órgãos do executivo e legislativo, apresentar emenda ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentarias para 2018

 

– Apresentação de emenda (despesas não contingenciáveis) do PLO 2018, devido à urgência da obra devido às diversas vidas que são perdidas pela falta das referidas obras.

 

– Indicação à Bancada do Estado de Minas Gerais para apresentação de emenda impositiva destinada à BR-251.

 

“Agora todos os esforças será para a liberação dos recursos. Espero contar com a sensibilidade e a participação da bancada mineira, para que a proposta seja aceita em favor dessa nobre causa, que vai além de uma via estruturada, salvará vidas, reduzindo o número de acidentes que são frequentes, a conclusão das obras na BR-251, possibilitará ainda o desenvolvimento econômico da região, que atualmente enfrenta dificuldade de acesso.Promoverei ampla mobilização para que a proposta seja aceita”, esclarece Zé Silva.

 

Ações BR 251 – O deputado Zé Silva, promoveu diversas ações, desde 2011, para que essa importante obra se torne realidade, por meio de audiência pública (mesa redonda) em Montes Claros/MG, requerimento nº 32/2011, campanhas com apoio da comunidade e lideranças políticas. Em março de 2015,requereu informações (2012/2015) ao Ministério de Estado dos Transportes e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, sobre a duplicação e execução de obras de manutenção, recuperação e construção da 3ª faixa na BR 251.Em 2016, durante audiência com o ministro dos Transportes, Mauricio Quintella Lessa, o deputado Zé Silva, um oficializou pedido de urgência e providências em relação à duplicação da BR-251.

 

O deputado Zé Silva, apresentou um projeto de lei PL 5664/16, titulado de Sistema de Obras Públicas (SISOP), que será administrado pelo Ministério do Planejamento. A proposta é criar um cadastro de livre acesso na internet com todas as obras públicas custeadas com verbas federais possibilitando maior transparência para acompanhamento dessas obras. “São inúmeras obras paralisadas no país e catalogar essas obras identificando os motivos da paralisação é um mecanismo para fiscalizar as obras que utilizam recursos públicos”, conclui o parlamentar.

 

Ao final dos trabalhos serão recebidas sugestões para mudanças na legislação e será elaborado um caderno de boas práticas para o setor que dará ainda mais transparência ao trabalho realizado.

 

Conheça o plano de trabalho: http://migre.me/wB32U 

 

 

Veja mais