Educação de qualidade é o caminho para o campo

by itlabs
402 views
fotoEDUCAOCA

fotoEDUCAOCAEducação de qualidade é o caminho para o campo
09/09/2015

Jornal: Hoje Em Dia    (http://migre.me/rtEtB )

Por: Zé Silva*

O governo federal vem de anunciar que não terá como cumprir sua meta para a segunda etapa do Pronatec, programa voltado para o ensino técnico e profissional. Foi alardeada, no ano passado – ano eleitoral –, uma meta de se criar 12 milhões de vagas no programa até 2018. Mas, agora, a meta é ofertar 5 milhões de vagas, entre 2016 e 2019. Aqui, então, não se dobra a “meta” inexistente, mas divide-se ao meio a meta antes estabelecida no período eleitoral.

Se as coisas são assim no ensino voltado para jovens do meio urbano, com poder de mobilização e diálogo, imagine a situação de abandono e falta de investimentos em que se encontra a educação no meio rural. Ali, é bom lembrar, vive ainda uma população em torno de 30 milhões de brasileiros, enfrentando desafios e dificuldades pela carência de políticas sociais, a começar da educação.

Está tramitando no Congresso Nacional uma proposta de nossa autoria, o Projeto de Lei 1.764/11, determinando reserva de vagas nos processos seletivos dos cursos de Ciências Agrárias, nas instituições federais, para estudantes filhos de agricultores familiares que cursarem integralmente o ensino médio em escolas do meio rural, ou em escolas técnicas agrícolas. É uma forma de apoiar e reconhecer as especificidades das condições da educação de adolescentes e jovens que estudam e trabalham num ambiente de grandes desafios para uma boa educação.

Nosso projeto nasceu das condições históricas do nosso país, que, por diversos motivos, deixaram o campo e as populações rurais à margem das políticas públicas. Precisamos considerar que a educação no meio rural foi historicamente deixada de lado por sucessivos governos.

E foi assim que chegamos à situação de hoje, de abandono ou descaso com as condições das políticas públicas essenciais ao desenvolvimento e qualidade de vida no campo. Portanto, as condições da educação no meio rural desafiam não apenas os gestores públicos, mas toda a população brasileira, todos os cidadãos conscientes de que a educação é o caminho para se alcançar mais igualdade social, desenvolvimento e qualidade de vida.

Segundo pesquisadores do setor, as escolas em áreas rurais respondem por cerca de 12% das matrículas de educação básica. Os indicadores do campo são bastante inferiores aos verificados na área urbana. Enquanto a taxa de analfabetismo no Brasil – na população com mais de 15 anos – é de 9,6%, na zona rural o índice sobe para 23,2%. No meio rural, apenas 15% dos jovens entre 15 e 17 anos estão no ensino médio, e só 6% das crianças até três anos têm acesso à creche.

Outros dados vêm de estudos de universidades federais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, revelando que grande parte dos estudantes que passam da 4ª para a 5ª série abandona o meio rural porque aprendem que o lugar em que nasceram é sinônimo de atraso.

Entre a população urbana de 25 a 34 anos, 52,5% têm ensino médio ou superior. No meio rural, esse percentual é de apenas 17%. Essa realidade precisa ser transformada. É pela compreensão desse propósito, inclusive, que o nosso projeto, anteriormente mencionado, tem recebido cada vez mais o apoio de colegas parlamentares e de organizações sociais, que entendem suas propostas como uma dinâmica para a superação de injustiças históricas para com a população rural.

* Agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG

Deixe seu comentário!

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede ser obtener información detallada sobre todo “Genérico Zitromax“? Más información personal sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico forense que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en cuenta en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico de cabecera si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais