Em nota, deputado Zé Silva lamenta o desastre ocorrido na cidade de Mariana (MG)

by itlabs
349 views
MARIANA

MARIANA

É lamentável que muitos sonhos tenham sido apagados por uma avalanche de lama

Foi com grande tristeza que recebi a notícia de que a cidade de Mariana, a primeira capital de Minas Gerais, sofreu um desastre histórico, momento de desespero, angústia e dor, quero externar meus sinceros sentimos, às famílias que choram a morte de seus entes queridos, vítimas dessa catástrofe de proporções incalculáveis.

Me questiono se a empresa responsável pela exploração da atividade econômica na região não poderia de alguma forma ter evitado, tamanha destruição, com isto, minimizado tamanha catástrofe, que causou mortes, destruição, deixando desabrigados centenas de moradores, além de causar prejuízos ambientais irreparáveis.

O distrito de Bento Rodrigues onde vivem cerca de 600 moradores, além de outros vilarejos foram atingidos e estima-se que 2 mil pessoas possam ter sido afetadas. É lamentável que muitos sonhos tenham sido apagados por uma avalanche de lama.

Ainda não se sabe a real causa dos tremores, se seriam abalos sísmicos ou rompimento próprio, as investigações e estudos apontarão as reais causas. As barragens continham água e rejeitos de minério de ferro. A preocupação é que os materiais sejam considerados poluidores, o que possivelmente, prejudicará a água durante alguns anos, e como estamos vivendo uma grave crise hídrica considero muito preocupante o ocorrido e será necessário um acompanhamento periódico do ecossistema da região.

Os terremotos no Brasil, não são comuns, porém são passíveis de acontecer. Estudos geológicos mostram que há maior probabilidade de que os abalos ocorram em áreas mais populosas e com maior potencial de danos, como a região Sudeste.Não é a primeira vez que barragens se rompem em Minas Gerais, ainda como presidente da Emater acompanhei e coordenei equipe no levantamento dos prejuízos à agricultura e ao meio ambiente, quando a barragem se rompeu em Miraí, as maiores perdas são as vidas e a historia. Você imagina perder tudo, não sobrar um registro, uma fotografia.Só quem viveu e ouviu os relatos dos moradores tem noção da dimensão. Em 2014, um acidente em Itabira, a cerca de 60 km de Belo Horizonte, deixou três trabalhadores mortos, portanto é imprescindível que o governo brasileiro, fiscalize a exploração ambiental, para que tragédias dessa proporção não ocorram, não apenas em Minas Gerias, como em outras regiões do Brasil. Não devemos esperar que vidas sejam ceifadas, pessoas percam seu lares, sua historia, por falta de interesse governamental.

O ministério da Ciência e Tecnologia atendendo a minha indicação incluiu os municípios de Montes Claros e Itacarambi, na lista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), indicação de minha autoria, 78/2015 e 2975/2012. O Cemaden, faz o acompanhamento em 16 cidades de Minas Gerais. Os municípios inclusos no monitoramento, tem histórico de abalos, que se intensificaram a partir de 2009.

O meu compromisso como parlamentar, é acompanhar as investigações para que os verdadeiros culpados, sejam responsabilizados e façam a reparação dos danos materiais e ambientais a população atingida.

Aos meus amigos agricultores familiares que trabalham de sol a sol e perderam suas lavouras e pastagens bem como os pescadores da região que provavelmente ficarão sem o peixe para o sustento de suas famílias, como representante do povo mineiro no Congresso Nacional vou trabalhar incansavelmente para minimizar no menor tempo possível o sofrimento da população.

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtenerlo información detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información personal sobre todo Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico de cabecera que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar una decisión en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamentos. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais