Em sessão solene o deputado federal Zé Silva (SD/MG) homenageia extensionistas brasileiros

by itlabs
392 views
hino

  hino“O presente que nós queremos e a agricultura brasileira necessita é a nomeação imediata da Anater”, essa foi a afirmação deputado federal Zé Silva (SD /MG), durante a sessão solene de sua autoria na Câmara dos Deputados. O evento aconteceu no Plenário Ulisses Guimarães na manhã desta quarta- feira (10). A sessão solene homenageou os 66 anos da extensão rural brasileira, comemorada no último dia (6), de dezembro.

extensionistas
Participaram da solenidade presidida pelo deputado Zé Silva  , extensionistas de vários estados brasileiros , parlamentares e o secretário de Desenvolvimento Rural do Mapa – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; Valter Bianchini, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal Emater – DF, Marcelo Piscin; presidente da Federação Nacional da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil ( Faser), Manoel Saraiva, diretor-técnico da Emater-MG Milton Flávio; engenheiro agrônomo e extensionista aposentando da Emater-MG, Maurício Almeida; além do cantor mineiro, do Vale do Jequitinhonha, Osmar Lins.

fala cantor
O Hino Nacional brasileiro foi cantado pelo artista do Vale do Jequitinhonha, Osmar Lins, que foi aplaudido pelos participantes. ” Estou com o coração cheio de alegria.É um orgulho para nós do Jequitinhonha ter o olhar do deputado federal Zé Silva que dedica cada dia a luta em favor do nosso Vale e cada vez mais se concretiza a esperança de um Brasil melhor para o homem do campo. A luta do nosso querido Zé Silva em favor desse projeto é diária”, explicou Lins
discurso ze

 

 

 O deputado Zé Silva, fez breve histórico da extensão rural brasileira, destacando as principais ações, ele afirmou que a extensão rural é extremamente essencial para o desenvolvimento da agricultura brasileira, principalmente no que diz respeito a agricultura familiar .”O serviço de Ater é um serviço em que o estado brasileiro, chega nos grotões naquelas comunidades que mais precisam , os ribeirinhos e o extensionista é a primeira ou a última esperança da presença do estado brasileiro, levando conhecimento e apoio para produzir o alimento, para garantir as gerações futuras “, disse

“Os estados brasileiros estão em situação de miséria financeira , precisamos fazer concursos para contratar novos técnicos, possibilitar melhores estruturas, melhores salários, precisamos de mais pelo menos 17 mil extensionistas,  que atende cerca de  2,3 milhões de agricultores familiares, “em se plantando tudo da”, com a extensão rural completando mais de cem anos e universalizando o serviço no Brasil, viva a extensão rural do Brasil”, disse o deputado Zé Silva, durante o seu discurso.

Segundo o parlamentar o serviço de Ater, hoje é oferecido há cerca de 5.359 municípios , e conta com a atuação diária de 16 mil extensionistas . “Conseguimos assistir apenas metade dos agricultores familiares , pouco para uma área rural tão extensa nesse Brasil . Investir em extensão rural não é fazer um favor para a nação, mais é aumentar em pelo menos 500 milhões o PIB do agronegócio brasileiro, porque a agricultura se é familiar ou não ela compõe o agronegócio brasileiro”.

 

homenagemDurante a solenidade os extensionistas que representaram os estados, receberam um certificado em homenagem a dedicação , comprometimento e representatividade do setor no país.

 

A seguir trechos dos discursos:

2Deputado Mauro Benevides (CE/PMDB)

“Sessão solene requerida pelo deputado Zé Silva, um dos parlamentares mais atuantes desta casa , sempre que ocupa a tribuna, trás temas relevantes e palpitantes para discussão em plenário”

3

 

                                                                                                                                                                                                    Deputado Junji Abe (PSD/SP)

“O Brasil necessita difundir conhecimentos técnicos no campo para aumentar a produtividade e elevar a qualidade dos produtos, além de combater desperdícios e zelar pela saúde pública .Em que pese a oferta precária dos programas públicos de assistência técnica e extensão rural, expresso aqui a profunda gratidão pelos árduos trabalhos desenvolvidos pelos técnicos agrícola, extensionistas, zootecnistas, veterinários, engenheiros agrônomos e tantos outros profissionais que contribuem para fortalecer a extensão rural brasileira”

4Deputado Afonso Ham (PP/RS)

“Os ganhos que a agricultura tem tido, especialmente a agricultura famíliar, vem sendo gerado exatamente pela qualidade da extensão rural, junto as famílias, as mulheres produtoras rurais e ao jovem na sua permanência e integração no campo. E a Anater fortalecerá ainda mais esse setor”

 

 

5Deputado Betinho Rosado (DEM/RN)

“Sessão solene absolutamente justa pela qualidade do serviço. A extensão rural contribui para mudança e melhor qualidade de vida do povo brasileiro”

 

 

6

 

 

 

Deputado Lira Maia (DEM)

“O mais profundo sentimento da natureza humana é o desejo de ser apreciado de ser reconhecido, essa sessão especial representa reconhecimento da Câmara Federal, ao povo brasileiro da importância do produtor rural do Brasil, eu sou extensionista e me considero o produto do trabalho da extensão rural, e através do trabalho de extensão consegui então me transformar em um extensionista. O setor agropecuário gera renda, emprego e garante o desenvolvimento de muitas regiões , do nosso território. Justiça seja feita grande parte desse desempenho merece ser creditado ao serviço de extensão rural do pais”

  

 

7Representates dos extensionista Mauricio José de Almeida (Emater – MG)

“A extensão rural pública tem papel preponderante chegando em lugares, regiões, levando ideias e ajudando a construir cidadania no meio rural, buscando desenvolvimento e qualidade de vida, superando miséria e reduzindo as desigualdades das regiões, agradeço esse grande momento aonde se comemora os 66 anos da juntos nós somos a extensão rural brasileira”

 

8Deputado Bom Gas (PT/RS)

“O estado brasileiro deve ter uma estrutura para apoiar ou não a assistência técnica brasileira, passaram governos que extinguiram a Embrater, e esse é um conceito de governança e foi extinta uma instituição nacional existente .Com a Anater podemos recriar o que foi destruído em homenagem a todos os extensionistas e homenagem a quem produz alimento para esse país.”

 

 

 

 

 

1

Deputado Alexandre Tolledo (PSB/AL)

“Quero destacar aqui a importância da Anater, nova empresa, mas se nós não tivermos uma política de financiamento para a extensão rural pode criar a empresa que quiser, que ele não vai funcionar , temos que criar o SUS da extensão rural pela importância que isso representa. Maceió hoje é uma das cidades mais violentas desse Brasil, podem ter certeza que a insensibilidade de um presidente que acabou com a Embrater, e a insensibilidade de governos que passaram por ali, que não apoiou a Emater local, contribuiu muito para o êxodo rural e para o enchimento da nossa cidade, vocês extensionistas são muito importante para o povo brasileiro”

 

 

 

 

10                                                                                                                    Manuel Saraiva – Presidente    da Faser

“Destaco a importância da nomeação dos dirigentes da Anater e solicito ainda o apoio dos parlamentares presentes nessa solenidade para nos apoiar em relação ao projeto de lei do governo da Bahia, que vai extinguir a EBDA , precisamos unir forças para que essa empresa não seja extinta, causando prejuízos para os extensionistas e também para toda a população que sobrevive da atividade rural”

 

 

 

11
O deputado Zé Silva, conclui  falando da necessida da valorização do serviço de Ater no Brasil, e afirmou  que enviará ao governo da Bahia uma carta solicitando um diálogo aberto com as entidades representativas do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater): “A ABDA atua há mais de meio século na prestação de serviços de assistência técnica , extensão rural e pesquisa agropecuária, portanto como presidente da Frente Parlamentar da Assistência Técnica e da Extensão Rural na Câmara dos Deputados convido o governo baiano para a construção conjunta de um projeto de revitalização desta importante instituição transformando – a em uma autarquia, mantendo o capital intelectual dos seus mais de 2.000 profissionais que dedicam a sua vida em defesa da agricultura da Bahia, portanto juntamente com as entidades representativas do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater): Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Federação Nacional da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil (FASER) e Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer)”, conclui o parlamentar.

 

Veja a íntegra da solenidade no link a seguir: http://migre.me/nr2XS

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículos de oficina se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtenerlo información personal detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información personal sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de compraría cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico de cabecera si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais