Energias renováveis e desenvolvimento social

by itlabs
360 views
energia renovavel

Eenergia renovavelnergias renováveis e desenvolvimento social
Artigo deputado Zé Silva 

Públicado no Jornal Hoje Em Dia

Fontes do governo federal e do sindicato das indústrias do setor sucroenergético anunciaram recentemente que a safra mineira 2015/16 de cana-de-açúcar deve ficar em 5,3 milhões de toneladas. Mas esse número pode chegar até a 61 milhões de toneladas. É o que afirmam técnicos do setor, lembrando a possibilidade de um aumento maior da produção a partir de algumas medidas governamentais, como a redução do ICMS do etanol de 19% para 14%, aumentando a competitividade do produto frente aos preços da gasolina.

Mas, pensando num horizonte maior de tempo, e de forma mais estratégica, essa força e potencialidades do setor sucroenergético na produção de energia renovável fortalece a possibilidade de o Brasil se destacar no esforço mundial de colocar a economia e demais processos de desenvolvimento humano sobre novas matrizes energéticas.

Sabemos todos que a energia é uma das bases fundamentais para o desenvolvimento. E há uma relação entre consumo de energia comercial per capita e níveis de desenvolvimento, prosperidade e condições sociais. Na maioria dos países onde o consumo comercial de energia per capita fica abaixo de uma tonelada equivalente de petróleo (tep) por ano, as condições sociais se degradam, com altas taxas de analfabetismo, de mortalidade infantil e de natalidade, e com baixa expectativa de vida.

Segundo informações apontadas no documento Agenda Estratégica da Agricultura de Minas, elaborada em 2014, dos países do Brics – Brasil, Rússia, Índia e China –, apenas a Rússia tem um consumo de energia comercial per capita dentro da média mundial, que é de 1,86 tep/hab/ano. Os demais estão abaixo dessa média.

Os Estados Unidos, segundo maior consumidor de energia do mundo, tem 7,5 tep/hab/ano; a Rússia, 4,95 tep/hab/ano; a China, maior consumidor mundial de energia, tem 1,81 tep/hab/ano; o Brasil está com 1,36 tep/hab/ano; e a Índia, com 0,59 tep/hab/ano. De acordo ainda com o documento, as condições sociais de um país melhoram consideravelmente quando o consumo de energia comercial ultrapassa valores acima de dois teps.

Desde a década de 70, quando foi lançado o Proálcool, o Brasil desperta a atenção do mundo com o andamento desse programa, suas conquistas, desafios, obstáculos e soluções inovadoras para a produção em alta escala. Efetivamente, a bioenergia é uma das soluções para mitigar os impactos dos gases de efeito estufa na atmosfera, como opção para a substituição dos combustíveis fósseis.

De acordo com estudos para a expectativa de evolução da matriz energética brasileira, de 2005 a 2030, haveria no período uma grande redução da utilização de lenha e carvão vegetal, de 13% para 5,5%. E uma elevação do uso de energias renováveis, de 16,7% para 27,6%, oriundas de fontes como cana-de-açúcar e outras. A participação das fontes renováveis permaneceria em torno dos percentuais de hoje, de 47%, e o consumo de energia de fontes não renováveis estaria em torno de 53%. Também no período haveria uma redução da participação do petróleo e derivados de 38,7% para 28%.

Assim, para esses números e expectativas se concretizarem, fica muito evidente a necessidade de fortalecer e dotar de condições adequadas os setores produtivos de energia de fontes renováveis. E entre esses setores, certamente se destaca o sucroenergético.
Deixe seu comentário!

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener información detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información sobre Kamagra disponible en en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar en cuenta medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamentos. Antes de usar este medicamentos, informe a su médico de cabecera si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais