Êxodo da juventude rural compromete futuro no campo

by itlabs
371 views
JUVENTUDE

JUVENTUDEZé Silva*

O meio rural perde substancialmente, e cada vez mais, os valores de seu capital humano com o histórico e crescente êxodo de seus jovens. A juventude rural demanda os centros urbanos em busca de oportunidades e melhor qualidade de vida. Com razão, já que as infraestruturas sociais, como telefonia, mobilidade, condições de acesso à saúde e à educação, entre outras, ainda são de extrema precariedade para as populações rurais.

A presença e a dinâmica dos processos de formação do capital humano são fatores fundamentais para o desenvolvimento sustentável, em quaisquer ambientes, seja numa organização empresarial ou numa comunidade. E a formação desse capital se faz sobretudo com os jovens.

 

No meio rural, o papel da juventude é especialmente importante, visto que ali os conhecimentos, as inovações, as técnicas e experiências são passados entre gerações. Dessa forma, a juventude passa a dominar técnicas e saberes adquiridos com o tempo pelos mais velhos, e estes acessam novas tecnologias e informações com a presença dos jovens em seu ambiente de vida e trabalho.

 

Essa relação está acabando no meio rural. Por tantos motivos já bastante conhecidos, e que vimos sempre abordando aqui nesse espaço, o campo brasileiro vem se despovoando de maneira contínua. Principalmente com a saída de seus jovens, que buscam nas cidades o que o Estado brasileiro não consegue ainda lhes oferecer.

 

Não consegue lhes oferecer, por exemplo, uma educação de qualidade, um bom sistema de saúde, sistemas de segurança pública, e não lhes oferece oportunidades de lazer, esportes, cultura. Enfim, o Estado ainda não consegue oferecer às populações rurais os mesmos direitos de cidadania que as cidades já conquistaram.

 

O resultado é esse: cada vez mais o campo envelhece, e as famílias rurais ficam sem seus sucessores, sem o apoio e a participação dos jovens para desenvolver projetos inovadores e que exigem o acesso e domínio de novos conhecimentos e tecnologias.

 

Em função desse quadro, criamos e desenvolvemos na Emater-MG, de 2005 a 2010, pelo menos um programa voltado para os jovens, o “Transformando Minas com a Juventude Rural”, que levou conhecimentos, projetos, créditos e capacitação profissional para milhares de jovens iniciarem de forma mais adequada sua vida profissional no campo. É preciso retomar projetos desse perfil com redobrada força e atenção, como forma de conter o êxodo rural de nossos jovens.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, um Estado de tradição na ocupação populacional do campo, em 31% de suas propriedades rurais as famílias não têm a presença de jovens que possam garantir a sucessão. Esse quadro, como reconhece o Ministério do Desenvolvimento Agrário e, portanto, como reconhece o governo brasileiro, é um dos grandes desafios para o fortalecimento e sustentabilidade da agricultura familiar. O que fazer, então?

 

Na nossa visão, um caminho é claro: levar urgentemente as políticas para infraestruturas sociais e econômicas ao meio rural, como base para uma vida de melhor qualidade, com trabalho e renda para os jovens. Dessa infraestrutura deve constar melhorias na educação, em primeiro lugar. Sem educação de qualidade, o que implica uma educação que valoriza e reconhece as demandas e a cultura rural, crianças e jovens não têm como ficar no campo.

*Agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG, escreve às quartas-feiras

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículos de oficina se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener información adicional detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información adicional sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar en cuenta medicamentos recetados, pídale a su médico forense que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de compraría cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais