Extensão Rural e questões ambientais no campo

by itlabs
333 views
INCLUSAO SOCIAL

INCLUSAO SOCIALArtigo do deputado Zé Silva

Publicado no jornal Hoje em Dia

 

Zé Silva*

No final deste ano acontece na França a COP 21 – Conferência do Clima de Paris, para discutir, debater e propor ações para a recuperação e preservação do equilíbrio ambiental no planeta. Como bem consta da Carta da Terra, “estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro… formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e da diversidade da vida». Portanto, todos sabemos que o momento histórico é crucial, e não há mais o que tergiversar.

 

Para esse encontro, a presidente Dilma leva algumas propostas, entre as quais medidas e ações a serem adotadas no meio rural. Isso é muito bom, porque o meio ambiente depende e muito das condições no campo, onde se produzem os alimentos, onde nascem as águas e onde estão as florestas e outros ecossistemas que garantem, por exemplo, a qualidade do ar que respiramos.

 

Algumas das propostas que a presidente vai apresentar são as seguintes: plantar 12 milhões de hectares de florestas; recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas; e plantar 5 milhões de hectares consorciados em lavoura e pecuária. Embora seja de se perguntar se a presidente combinou essas propostas com os russos – como dizia nosso saudoso Garrincha – o fato é que o meio rural, e o setor agropecuário, mais uma vez é veementemente cobrado a realizar sua parte na questão ambiental, sem que se aponte um apoio ou uma participação maior de parte do governo para que isso aconteça.

 

Mas que seja, o meio rural tem de fato importância e contribuições fundamentais para o equilíbrio ambiental. Mas precisa de apoio efetivo para realizar suas potencialidades nesse sentido. Então, diante das propostas que o governo vai levar à COP 21, chamamos a atenção para uma questão: o governo pretende atuar no meio ambiente rural sem uma extensão rural fortalecida, sem técnicos assistindo os produtores, sem recursos humanos em quantidade suficiente? O Brasil tem cerca de 4,3 milhões de agricultores familiares, e hoje os serviços da extensão rural alcançam apenas 2,3 milhões desse público.

 

A Emater-MG, com uma vasta experiência em serviços ambientais, tem um acervo de tecnologias e ações aplicadas, e com as quais pode mostrar resultados excelentes em recuperação e preservação ambiental. São trabalhos que se realizaram mais fortemente com a organização de Redes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Rede de Ater), com assistência integrada para otimizar programas e projetos de forma ambientalmente sustentável.

 

Algumas das Redes de Ater então criadas, quando estávamos à frente de sua gestão, foram a Rede do Queijo Minas Artesanal, da Reforma Agrária, da Certificação do Café e da Pecuária de Leite. E para se constituir Redes de Ater, em todos os estados, com cerca de 10 mil extensionistas rurais, precisaria de investimentos em torno de R$ 1,5 bilhão/ano. Isso, para compor uma força de trabalho no campo que estaria atuando sobretudo em questões ambientais.
Para isso, o governo diz que não tem recursos. Mas esse montante de recursos, de R$ 1,5 bilhão/ano, não chega nem a 20% do valor com que o governo remunera os bancos para financiamento da agricultura brasileira.

 

*Agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre todo los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener buenas calificaciones información adicional detallada sobre todo “Genérico Zitromax“? Más información sobre Kamagra disponible en en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar en cuenta medicamentos recetados, pídale a su médico forense que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamentos. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais