Gestão municipal de qualidade para a agropecuária

by itlabs
341 views
13702445 1138905836131998 2043145473 o 500x371

 

Opinião / 13/07/2016

Zé Silva (*)

 

Finalmente, as principais organizações partidárias e lideranças do setor rural, que estão neste momento se organizando para participar de mais um processo eleitoral nos municípios, compreenderam de uma forma mais aprofundada o papel estratégico da economia agrícola para o desenvolvimento sustentável municipal.13702445 1138905836131998 2043145473 o 500x371

 

Temos trabalhado muito para colocar o Partido Solidariedade na vanguarda desse processo histórico, mostrando toda a importância e as potencialidades da atividade rural nos processos para o desenvolvimento municipal. O resultado dessa nova visão sobre o setor, e que se fortalece e consolida a cada dia, é que cada vez mais os municípios, independentemente do tamanho de sua população ou de sua economia, estão buscando na atividade rural um vetor para fazer avançar seu desenvolvimento e a qualidade de vida.

 

Alguns municípios, conforme se depreende dos debates e diálogos colocados pelas suas organizações políticas e partidárias, estão mesmo apontando o setor agropecuário como a maior base para a recuperação e o fortalecimento de sua economia. Para isso, é claro, é preciso entender que o setor demanda uma melhor organização, estratégias, gestão profissional e planejamento de parte da administração municipal.

 

Evidentemente que não se pode esperar que a economia agrícola vá realizar plenamente suas potencialidades tendo na administração municipal uma gestão “amadora”, feita à força de improvisos e carente de quadros técnicos e de visão inovadora para com o negócio rural. A começar por se entender que o agronegócio – seja qual for suas características e perfil, se agricultura familiar ou não familiar – é sobretudo uma atividade inserida nos processos da nossa macroeconomia.

É por isso que diversos municípios terão a oportunidade de analisar propostas como a criação de uma área específica para a gestão da agricultura familiar, seja uma secretaria ou um departamento. O importante é que seja uma área de conhecimentos técnicos, com capacidade de planejamento e de formular parcerias e articulações institucionais para projetar e implementar programas produtivos geradores de renda e oportunidades de trabalho. Trata-se, afinal, de um setor que, devidamente organizado e com apoio institucional, pode mudar a história do desenvolvimento econômico municipal.

 

Essa força da agricultura familiar pode ser observada em dois exemplos de resultados divulgados recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, mostrando o papel desse segmento para nosso país: na redução da pobreza entre as populações rurais; e com os recursos que anualmente circulam em nossa economia, fortalecendo de modo substancial as economias locais e o desenvolvimento social em municípios com base econômica no setor agrícola.

 

No primeiro exemplo, conforme já tivemos a oportunidade de mostrar, a pobreza no meio rural foi reduzida de 28,6% da população, em 2002, para 4,9% em 2013. E quanto aos recursos oriundos das políticas de crédito para o segmento, circulam atualmente no Brasil R$ 65 bilhões, resultado de três milhões de contratos feitos pela agricultura familiar. São recursos que circulam basicamente nos limites do município, com forte e positiva repercussão nos demais setores econômicos locais.

 

É preciso então qualificar a gestão municipal para inovar e alcançar a realização das potencialidades do setor.

 

(*)  Agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade, escreve às quartas-feiras

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre todo los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículos de oficina se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener información personal detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información personal sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico forense que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico forense si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais