Governos e sociedade têm que valorizar nossos professores

by itlabs
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Governos e sociedade têm que valorizar nossos professores
21/10/2015

Zé Silva

 

foto estadao conteudoComemoramos na semana passada, em 15 de outubro, o Dia do Professor. Tive a oportunidade de cumprimentar, da Tribuna da Câmara Federal, todos os professores brasileiros. E de reafirmar a urgência para governos, gestores públicos e, sobretudo, para a sociedade brasileira de valorizar e reconhecer verdadeiramente o papel fundamental dos professores na construção de uma nação democrática, livre e de mais justiça social. Nessa mensagem, me dirigi de um modo muito especial aos professores de Minas, aos professores de Iturama, minha terra natal, e aos professores das escolas rurais, onde iniciei meus estudos, criança e adolescente que fui de área rural.

O Brasil segue com essa dívida imensa com os professores, de valorização profissional e o devido reconhecimento. Uma dívida que, se não for paga com urgência, pode inviabilizar de vez nossos sonhos de grande nação. Porque não se constrói um país de mais igualdade social e oportunidades sem uma educação de qualidade. E essa educação começa pela valorização e reconhecimento do papel essencial desempenhado pelos professores.

O professor talvez seja o mais claro espelho do que uma criança ou um jovem sonham ser na vida. Se eu, por exemplo, não tivesse os professores que tive, que valorizavam e amavam a vida no campo, que sabiam o valor das ciências para a promoção da segurança alimentar, para o equilíbrio do meio ambiente, talvez não escolhesse a carreira profissional que escolhi, a Agronomia, que me proporciona tanta realização.

E assim, são milhões de pessoas que se espelham nos valores vistos mais de perto e melhor nos ensinamentos, nas atitudes e exemplos de seus professores. Portanto, além de ensinar, além de fazer chegar aos alunos os ensinamentos gerados por cientistas, estudiosos e pesquisadores, os professores têm também a tarefa nobre de orientar caminhos profissionais.

Mas, o fato é que o Brasil não soube ainda valorizar e reconhecer seus professores. E aqui eu digo Brasil pensando não apenas em nossos governantes, mas falando de todos os brasileiros, de cada um de nós. É claro que existem aqui e ali professores com esse devido reconhecimento, sobretudo em suas questões salariais e de formação profissional. Mas, em termos gerais, para a maioria dos nossos professores, infelizmente, ainda não fomos capazes de construir oportunidades de uma carreira profissional com reconhecimento, remuneração digna e uma devida valorização.

E os professores que trabalham nas escolas do meio rural se encontram em condições ainda mais desafiadoras. Porque eles têm acrescidas aos desafios cotidianos da profissão, as dificuldades próprias das escolas rurais, como as condições físicas precárias e inadequadas, as longas distâncias a serem percorridas da casa à escola, com os alunos que têm que dividir os estudos com o trabalho, e assim por diante.

É sabendo dessas condições que apresentamos um projeto de Lei que reconhece e propõe apoio efetivo aos professores, alunos e demais profissionais da educação que estudam e trabalham em comunidades rurais. Trata-se do nosso Projeto de Lei 1.764/2011, que determina reserva de vagas nos processos de vestibular para graduação em Ciências Agrárias, nas instituições federais, para estudantes do meio rural. Os alunos do meio rural merecem e precisam desse olhar que reconheça suas diferenças e desafios na educação.

Mas nossa esperança resiste, e não tenho dúvida de que chegará o dia dessa valorização e reconhecimento aos professores por parte de governos, e principalmente por parte da sociedade. Só com esse engajamento total de todos nós será possível ao país pagar a imensa dívida com os professores.

*Agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG

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