Iturama é a 4ª, entre as 10 cidades que mais geraram empregos em Minas Gerais

by itlabs
648 views

Leia a seguir íntegra do pronunciamento do deputado Zé Silva – na pauta Crescimento econômico de Iturama – Minas Gerais

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Parlamentares,

Vimos a esta tribuna para comemorar e compartilhar uma notícia positiva em dois grandes aspectos: o Primeiro – a boa notícia envolve a minha cidade natal, Iturama, no pontal do Triângulo Mineiro; o outro – é a geração de emprego- no momento em que o Brasil enfrenta grandes desafios na recomposição da economia e na reposição das pessoas no mercado de trabalho, gerando renda.

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Parlamentares,

Com saldo positivo entre os funcionários admitidos e os desligados de janeiro a setembro deste ano, Iturama, gerou mais de 1.304 novos postos de trabalho e ocupa hoje o 4º lugar no ranking das 10 cidades do estado, que geraram mais empregos no período.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED – do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, o estado de Minas Gerais teve um saldo positivo de 56.652 vagas nos nove meses deste ano.

Ocorre que quase 30% dos novos postos de trabalho foram gerados por apenas 10 dos 853 municípios pertencentes ao Alto Paranaíba, Triângulo e Sul de Minas.

Quatro dos dez municípios que mais geraram empregos foram puxados pelo setor de serviços: Patos de Minas, no Alto Paranaíba, Iturama, no Triângulo, Pouso Alegre e Varginha, ambas no Sul do Estado. O motivo é simples. Com uma melhoria na renda, mesmo que leve, o consumidor começa a retomar hábitos antes deixados de lado, como frequentar salões de beleza, bares e restaurantes, postos de combustíveis e participar de eventos onde a renda é gerada de forma direta e indireta a muitas empresas.

Quero cumprimentar aqui o prefeito de Iturama Anderson Golfão, que analisa “o resultado como uma união de esforços entre o setor público e o privado”; cumprimentar também os empresários e comerciantes da cidade, pelos esforços e resultados, e principalmente cumprimentar cada trabalhador.

Que esse destaque que muito enaltece Iturama seja alcançado pelas demais cidades mineiras; que a experiência exitosa de crescimento, como aponta o relatório – crescimento no setor de serviços- possa ser adotada pelos demais gestores públicos; que se mobilizem no sentido de formarem parcerias que resultem na geração de novos postos de trabalho e na formação de profissionais para ocuparem essas vagas.

 

Muito Obrigado!

Veja mais