Legado à sustentabilidade

by itlabs
379 views
unai4 501x600

Zé Silva (*)

A agricultura e demais setores econômicos do meio rural são atividades de fato fundamentais para o desenvolvimento sustentável, interagindo fortemente em questões como sustentabilidade ambiental, segurança alimentar, geração de renda e ocupações, tecnologias e energias renováveis, entre outras.unai4 501x600

 

Levando em conta esse contexto, tomamos algumas medidas à frente da Secretaria de Estado de Agricultura, na gestão do professor Anastasia, que estabelecem condições para que a agricultura cumpra um papel mais positivo nessas questões, como a segurança alimentar, a geração de renda e a preservação ambiental. Estamos falando da promulgação de leis de apoio ao desenvolvimento rural sustentável e da política estadual de agroecologia, tornando realidade essas históricas demandas da agricultura familiar do nosso Estado.

 

A Lei 21.156/14, instituindo a Política Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar (Pedraf), e a Lei 21.146/14, que criou a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Peapo) são políticas e instrumentos que vão além do aspecto econômico para o meio rural, reconhecendo-o como um espaço com plenos direitos a infraestruturas sociais, equilíbrio ambiental, educação, saúde e direitos sociais como telefonia, estradas, habitação e saneamento.

 

Nesse sentido, então, o objetivo da Política Estadual de Desenvolvimento Rural é orientar as ações de governo a se voltarem para um desenvolvimento sustentável e solidário para o fortalecimento da agricultura familiar. E para isso, considera que todas as áreas fundamentais à promoção da qualidade de vida no campo serão trabalhadas e acolhidas em suas ações e políticas públicas, ou seja, serão tratadas em condições iguais de prioridade as variáveis econômicas, sociais e ambientais.

 

Portanto, a Lei 21.156/14 fundamenta-se em princípios como o apoio à produção de alimentos básicos e a sua distribuição, na adoção de sustentabilidade socioeconômica e ambiental como paradigma na redução das desigualdades sociais e na promoção de agrossistemas viáveis, de participação social na formulação, execução e monitoramento das políticas agrícolas e dos planos de desenvolvimento rural sustentável e solidário, e na articulação do Estado com a União e municípios, com vistas a promover o desenvolvimento sustentável do setor agrícola.

 

Já a lei 21.146/14, instituindo a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, tem como objetivo promover e incentivar o desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica de alimentos, gerando renda, preservação ambiental, fontes de trabalho, maior segurança alimentar e criação de novos mercados para a agricultura familiar.

 

Alguns números são suficientes para mostrar o potencial de mercado dessa produção orgânica para a agricultura familiar. No mundo, são aproximadamente 1,4 milhão de produtores orgânicos, numa área plantada de cerca de 67 milhões de hectares, com um mercado que movimenta aproximadamente R$ 50 bilhões. Já o Brasil, é o maior mercado consumidor da América do Sul, e movimentou cerca de US$ 2 bilhões em 2013. Em Minas, em 2014, havia em torno de 400 agricultores orgânicos certificados pelo Ministério da Agricultura.

 

(*) Agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtenerlo información personal detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar en cuenta medicamentos recetados, pídale a su médico forense que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en cuenta en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamentos. Antes de usar este medicamentos, informe a su médico forense si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais