Mais um alerta de aquecimento global

by itlabs
677 views
aquecimento

 

 

aquecimentoMais um alerta de aquecimento global

Opinião 

Zé Silva*

Em 2016, conforme noticiado amplamente no mundo todo, o aquecimento global atingiu marcas inéditas em três anos consecutivos, ou seja, recordes estabelecidos de altas temperaturas desde 2014. E isso é um indicativo do acerto da convergência de visões de que o aquecimento global é sim, uma realidade, sustenta o acordo mundial alcançado na Conferência do Clima de Paris, realizada no final de 2015, a COP 21. E quanto ao Brasil, que apresentou um propostas ousadas e metas desafiadoras, reitero aqui algumas considerações que já fiz nesse espaço.

 

Por exemplo, a de que qualquer que seja a natureza de outras crises, como a econômica que ora enfrentamos, não se pode perder de vista a urgência na implementação de nossas propostas.

 

Tivemos de fato uma intensa participação em Paris, e nos destacamos com as propostas de ações e medidas que apresentamos, principalmente com aquelas diretamente ligadas com as atividades rurais. E aqui, sobressaindo pelas dimensões das metas e desafios, as propostas de plantar 12 milhões de hectares de florestas, recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas, e plantar cinco milhões de hectares consorciados em lavoura e pecuária, fortalecendo a produção sustentável dessas atividades. São projetos ambiciosos, mas estão de acordo com os desafios que se precisa superar para restabelecer o equilíbrio ambiental da Terra.

 

Para essas propostas brasileiras, especificamente as que demandam intervenções diretas nas atividades agrícolas, embora ousadas e desafiadoras, tenho convicção da capacidade de produtores rurais e empreendedores, em seus mais diversos perfis e características, de realizá-las conforme as metas estabelecidas.

 

Mas, para tanto, é preciso um apoio efetivo de parte dos governos. E nesse sentido, chamo a atenção para um ponto: é necessário que os serviços da assistência técnica e extensão rural sejam fortalecidos e valorizados como essenciais para a implantação dessas ações no meio rural. Vamos adiante retomar essa questão, mas vale adiantar que, com a consolidação da Anater – Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, o governo federal vem fazendo a sua parte, criando as bases para o fortalecimento e a universalização desses serviços.

 

(*) Agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículos de oficina se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtenerlo información personal detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información adicional sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar en cuenta medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de compraría cualquier medicamento. Antes de usar este medicamentos, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais