Mais uma crise da seca no semiárido

by itlabs
512 views
vale jequitinhnha

Mais uma crise da seca no semiárido

Opinião / 16/06/2016

Mais uma vez, as consequências da seca atingem de forma severa todo o Norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri, impactando sua economia agrícola e, por consequência, toda a atividade econômica da região. E isso, já há quatro safras.vale jequitinhnha

 

Para se perceber a extensão da crise, levantamento da situação feito pela Emater em Montes Claros revela que dos 730 rios importantes do Norte, 511 estão secos, sem água corrente.

 

Não é preciso mais que esse dado para mostrar a altura dos desafios e o quadro de adversidades que as famílias rurais estão enfrentando nas regiões de Montes Claros, Salinas, Janaúba, Januária e São Francisco. A projeção para a área plantada de grãos para este ano é de 135 mil hectares, com uma estimativa de produção de 27 mil toneladas.

 

A pecuária de leite, que em 2010 contava com 3.300.000 cabeças, tem este ano 1.500.000, uma redução de 1.800.000 cabeças nesse período. É nesse eixo da economia regional que a seca faz os seus piores estragos.

Ainda nessa atividade, as pastagens no Norte de Minas tinham em 2010 quatro milhões de hectares, e hoje estão reduzidas a 2.800.00 hectares, demandando investimentos para reformas que alcançam recursos da ordem de R$ 3 bilhões, segundo estimativas da Emater-MG.

São números que mostram claramente os impactos com prejuízos econômicos e ambientais causados pelas secas recorrentes na região do semiárido. Mas, no aspecto social os sofrimentos e desafios não são menores.

Também para ficarmos apenas em um exemplo, mais de 150 mil famílias estão sendo atendidas em suas demandas de água com caminhões-pipas, e com a distribuição de cestas básicas, esse tristes retratos de uma situação histórica que ainda não se conseguiu equacionar e resolver de uma forma mais racional, eficaz e sustentável.

 

As condições iniciais de uma solução mais duradoura para os desafios da seca na região estão dadas já há algum tempo. Há um bom acervo de informações, diagnósticos e propostas de ações e projetos estruturadores que apontam para uma melhor convivência com a seca, que minimize ou evite seus impactos mais devastadores nas condições econômicas, sociais e ambientais da região.

 

Mas, nesse momento, o que se impõe são medidas e proposições emergenciais. Algumas delas, formuladas pela Emater, entidades rurais e outros agentes do setor, são a disponibilização de 50 mil toneladas de milho pela Conab para venda no balcão, a reativação de pontos regionais de distribuição de milho, também pela Conab, reduzir a alíquota do ICMS do milho para redução de preços, a construção de pequenas e médias barragens, a retomada do Pronaf Emergencial/Estiagem, e a reativação de linha de crédito emergencial junto ao Banco do Brasil, Banco do Nordeste e SICOB, para manutenção do rebanho remanescente da pecuária leiteira do semiárido, dentre outras.

 

E, fundamentalmente, nesse momento desafiador e impactante para a população e a economia do semiárido, criar uma equipe inicial de gestão da crise da seca, com participação de governos, representações microrregionais, de entidades de classe, gestores públicos, técnicos e, enfim, governos e sociedade civil organizada, para construir propostas e programas que ultrapassem as recorrentes intervenções pontuais, capaz de estabelecer uma situação de convivência com a seca de forma racional e sustentável para a população e os setores econômicos da região, pois a única certeza é que haverá seca.

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener información detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información personal sobre Kamagra disponible en en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico forense que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en cuenta en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamentos, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais