O Vale do Jequitinhonha, de desafios e conquistas

by itlabs
330 views
10974153 827006777358144 4959403060185437986 o

10974153 827006777358144 4959403060185437986 oArtigo do deputado Zé Silva (Solidariedade/MG)

Publicado no jornal Hoje em Dia (MG)

01/07/2015

 

Zé Silva

Conheci o Vale do Jequitinhonha na década de 90, como profissional extensionista da Emater. Desde então, realizamos e participamos de intensos trabalhos para a região, que nos trouxeram satisfação, amizades e constantes parcerias e compromissos com a população e suas lideranças. Muitos desses compromissos são hoje conquistas que alcançamos para o desenvolvimento rural sustentável e a qualidade de vida no Jequitinhonha. Levamos a suas comunidades sistemas comunitários de abastecimento de água que beneficiam milhares de famílias rurais. Com esse direito garantido, essas famílias puderam receber projetos de segurança alimentar, com programas de hortas e pomares, lavouras comunitárias e criação de pequenas animais, entre outros.

 

Em diversas comunidades implantamos unidades de agroindústrias comunitárias, e levamos para os agricultores tanques de granelização de leite e tecnologias que fortaleceram a pecuária familiar. Implantamos ainda o Centro de Agricultura Familiar, em Ponto dos Volantes, para planejar e desenvolver as potencialidades do setor agrícola, como o Projeto do Queijo Cabacinha, tradição cultural da região. São projetos que criamos na Emater, com o Programa Minas Sem Fome, e acolhido pelo governo do Estado como um de seus projetos estruturadores.

 

No trabalho parlamentar, destinamos para o Vale, em quatro anos, mais de R$ 5 milhões em recursos de nossa emenda para o desenvolvimento rural, saúde, educação e infraestrutura urbana. Na educação, conquistamos junto ao governo do Estado recursos de R$ 1 milhão para a continuidade da Escola Família Agrícola Bom Tempo, de Itaobim, um patrimônio das famílias rurais da região.

E estamos lutando, com proposição de projetos de lei e organização de ações parlamentares, para que o setor de rochas ornamentais, uma riqueza do Vale, tenha da União os necessários apoios e ajustes para realizar suas potencialidades na economia e na geração de empregos.

 

Também acolhemos demandas históricas do Jequitinhonha, que traduzimos em projetos de lei como o PL 1.479/2011, propondo sua inclusão como área de atuação da Codevasf. Com isso, o Jequitinhonha terá um aliado da mais alta eficiência em sua luta para superar os desafios característicos de seu clima e sua geografia.

 

Outras lutas históricas do povo do Vale que colocamos em nossas diretrizes de trabalho parlamentar são a conclusão das obras da BR-367, a inclusão dos seus municípios na área da Sudene, a extensão da Universidade Federal do Jequitinhonha com campi em Almenara, Capelinha e Araçuaí, e a revitalização do rio Jequitinhonha.

 

Mas o Vale necessita, sobretudo, que o Estado continue com as intervenções estruturadoras, atacando na raiz os desafios seculares da região. Porque nesse sentido, é preciso ressaltar, só recentemente esses desafios foram alvo de ações estruturadoras e coordenadas de governo, a partir das políticas públicas focadas, construídas e implementadas em parcerias com municípios e organizações sociais.

 

Podemos citar a construção da Usina de Irapé, a interligação das cidades por estradas asfaltadas, a universalização da telefonia, as infraestruturas para os sistemas de saúde e de educação básica, ou seja, a implantação das bases efetivas para o desenvolvimento sustentável de uma região secularmente marginalizada de direitos sociais e de condições estruturantes para sua economia.

 

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener información adicional detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información personal sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar en cuenta medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en cuenta en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamentos, informe a su médico forense si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais