‘Perigos’ da Migração Rural

by itlabs
454 views
FOTO PARA FECHAR REVISTA ANATER

FOTO PARA FECHAR REVISTA ANATER‘Perigos’ da Migração Rural
Artigo deputado Zé Silva (Solidariedade/MG)

15/07/2015

 

Zé Silva

 

Cerca de 30 milhões de brasileiros ainda vivem e trabalham no meio rural. Entretanto, estudos feitos pelo Ministério das Minas e Energia estimam que o processo de urbanização dessa população só tende a aumentar, podendo chegar, em 2035, com as seguintes taxas de urbanização nas regiões brasileiras: Norte, com 78%; Nordeste, com 81%; Sudeste, com 96%; Sul, com 91%; e região Centro-Oeste, com 94%.

Caso esse cenário se concretize, diversas áreas sociais e econômicas serão fortemente impactadas, ressaltando-se a nossa segurança alimentar, com um possível descontrole de preços dos produtos da cesta básica que, por sua vez, também afeta o controle do processo inflacionário e, finalmente, a qualidade de vida de toda a população.

 

Esse fluxo migratório precisa ser contido. E para isso é fundamental que as populações que ainda resistem no meio rural, sobretudo os jovens, recebam políticas públicas e ações para sua inclusão econômica e social. Não basta mais focar apenas nos investimentos à produção agrícola para que o campo continue a cumprir seu inquestionável papel para o desenvolvimento do país.

 

É preciso que a população rural alcance os mesmos direitos já conquistados pela população urbana e, assim, tenha a opção de viver e trabalhar em suas comunidades. Moradia, saneamento básico, telefonia, internet, estradas, e principalmente, serviços de qualidade na saúde e educação precisam chegar ao meio rural para que deixe de ser um ambiente apenas econômico, mas também um espaço de convivência e qualidade de vida.

Vivemos o desafio de uma crescente demanda por alimentos. Dados da ONU/FAO apontam que, diante da projeção de uma população mundial de 9,3 bilhões de pessoas em 2050, a produção de alimentos precisa de um crescimento de 70%. Em 1950, a população mundial era de 2,5 bilhões de habitantes; em 2011, já era de 7 bilhões.

Desafios da humanidade

 

Trata-se de um desafio produzir alimentos na quantidade dessa demanda, mas é também uma janela de grandes oportunidades. Para aproveitá-la, é imperativo que a valorização das populações rurais seja real e efetiva, a começar pelo atendimento de seus direitos de cidadania.

 

Segundo dados do professor Alan MacDiarmid, Prêmio Nobel de Química, apresentados na 3ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília em 2005, no enfrentamento para a superação dos 10 maiores desafios para a humanidade até o ano de 2050 (energia, água, alimentos, meio ambiente, pobreza, educação, democracia, população, doenças, terrorismo/guerras), os cinco primeiros passam diretamente pelas ações e interações que se estabeleçam no meio rural.

 

Portanto, o papel desempenhado pelas populações rurais não se restringe à produção de alimentos. Passa também por outras questões fundamentais, como garantia de energias renováveis, disponibilidade de água, equilíbrio ambiental e redução da pobreza. Os governos, e até mesmo as populações urbanas, precisam conhecer melhor esse papel estratégico e fundamental da população do campo.

E é nesse contexto que sobressai a urgência de atendimento das demandas históricas dessa população, para que tenha oportunidades de melhores condições de vida e trabalho. E que são, em essência, direitos de cidadania.

Deixe seu comentário!

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtenerlo información adicional detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en cuenta en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de compraría cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais