Políticas de desenvolvimento regional: um grande desafio

by itlabs
313 views
AGRICULTURA FAMILIAR ARTIGO 17

AGRICULTURA FAMILIAR ARTIGO 17O desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, se não é a melhor, está entre as melhores estratégias para o desenvolvimento regional no Brasil, promovendo a inclusão social e a superação da pobreza e da miséria. Trata-se, pois, de uma estratégia para superar questões que são ainda grandes desafios, e que afetam de forma mais severa as populações rurais. Somente políticas públicas específicas e focadas nos problemas e potenciais desse público podem estabelecer um ciclo virtuoso de crescimento da renda familiar, com geração de empregos e ocupações de forma abrangente.

 

Para tanto, é preciso superar renitentes dificuldades para o bom desenvolvimento dessas políticas públicas. Em termos conceituais, por exemplo, a redução das desigualdades é tradicionalmente tratada com “programas sociais”, quase nunca considerando as possibilidades de estruturação econômica das famílias rurais, e sim, apoiando-se em ações meramente assistencialistas ou compensatórias.

 

As iniciativas com foco econômico, com projetos produtivos que acreditam na viabilidade econômica da agricultura familiar, mesmo daquela em condições mais desafiadoras, são incipientes e carecem de maior amplitude. É claro que, em nossas condições históricas, de exclusão social e profundas desigualdades, essas ações são de inegável importância. Mas superar desigualdades e exclusão exige muito mais que políticas de assistencialismo.

 

Um outro ponto crítico dessas políticas é estabelecer um processo adequado para uma correta identificação e intervenção no público alvo. Enfrenta-se, por exemplo, o isolamento das famílias rurais, aliado ao baixo indicador educacional. O analfabetismo é crônico nessa parcela da população, e isso leva boa parte das famílias a não procurar ou mesmo desistir de participar de programas de natureza diferente do assistencialismo. Nessa situação de pobreza extrema, problemas sociais e econômicos se misturam e fortalecem os pontos que mantêm a exclusão.

 

Outro gargalo para um melhor resultado com as políticas para redução de desigualdades e desenvolvimento regional é a falta de ação coordenada das intervenções. E não apenas entre os níveis de governo, mas também entre as diversas áreas da administração pública. Normalmente, o que se observa são ações desconectadas, sem articulações ou estratégias entre as diversas áreas do governo.

 

Além de mudança no enfoque conceitual, as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar precisam de um conjunto maior de ações de Estado. Devem ser elaborados novos programas, abrangentes e articulados, com recursos compatíveis com os desafios impostos, com metas ambiciosas e que combinem ações de fomento, incentivos (microcrédito), infraestruturas econômicas e sociais, e formação profissional.

 

Em termos de qualidade, é preciso propostas inovadoras que tornem massivas as boas experiências realizadas. Até o momento, boas experiências parecem condenadas a permanecer restritas a seus locais de origem, ou esquecidas, não avançando para se tornarem mais amplas. Por exemplo, o Minas Sem Fome, que criamos na Emater-MG, um programa que superou os limites de projetos meramente assistencialistas e contribuiu para a inclusão social e econômica de milhares de famílias rurais por meio de projetos econômicos e produtivos.

 

Agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG, escreve às quartas-feiras

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener información personal detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información adicional sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar en cuenta medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en cuenta en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamentos. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais