“Precisamos consolidar o serviço de Ater como essencial para o desenvolvimento da agricultura brasileira”, disse o deputado Zé Silva durante o lançamento da Frente parlamentar da extensão rural na Câmara dos Deputados

by itlabs
348 views
capa

capa
Cerimônia realizada nesta quinta-feira (16), na Câmara dos Deputados, marcou a instalação da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural (FATER), que vai acompanhar, propor e analisar projetos e programas que disciplinem os temas relacionados ao setor no Congresso Nacional. Representantes de diversas entidades brasileiras  que representam o setor de Ater no Brasil.A solenidade aconteceu no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

 

O objetivo do colegiado, composto por mais de 210 parlamentares, é debater os principais desafios do segmento e articular ações para melhorar a prestação de serviços do setor de Ater no Brasil. 

 

Foi unânime a defesa dos participantes em relação à imediata nomeação dos dirigentes da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a fragilidade do setor em alguns estados brasileiros principalmente os mais desassistidos pelo governo federal, destacando a extinção da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que pode ser extinta o que prejudicará além de milhares de agricultores, cerca de 1.758 trabalhadores que podem ser demitidos, após decisão do governo da Bahia.

 

11082496 859855680739920 4736281838678735170 o

O deputado Zé Silva, fez breve histórico do serviço de Ater no Brasil, desde a criação do serviço de Ater, extinção da Embrater, em 1990 e o desmonte do sistema nacional do serviço de Ater, que deu forças para o movimento de criação da Anater. “A Frente parlamentar é um instrumento que garantirá o serviço de Ater, como prioridade no Congresso Nacional, a agricultura em especial a familiar é a alavanca para o desenvolvimento do país e a frente propiciará debates construtivos com diversas entidades e organizações, bem como a participação dos deputados”, disse Zé Silva, presidente da frente.

 

Zé Silva, destacou que o serviço de Ater no Brasil “vive um momento de sucateamento. Precisamos consolidar o serviço de Ater, como essencial”. É notória a ausência do estado brasileiro nas regiões mais pobres, destacando o envelhecimento do quadro de profissionais, piso salarial, sobrecarga dos municípios, perseguição políticas, privação dos direitos de exercer a cidadania (PEC dos vereadores).

 

O deputado Zé Silva inseriu no plano de trabalho da Frente um requerimento que será apresentando na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, para que membros da Frente se unam a missão de ir ao encontro do governo da Bahia, discutir questões relacionadas à EBDA.

 

Conselho – O deputado Zé Silva, propôs Conselho Consultivo, seguimento de pesquisa, que reunirá demandas para compor a pauta de atuação da Frente.“As sugestões do conselho farão com que a frente parlamentar funcione, realmente, como a ressonância das demandas do setor agrícola e da extensão rural aqui no Congresso Nacional”, explica Zé Silva

 

Leia a seguir trechos das falas dos participantes:

 

cearaDeputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE) – Vice – presidente – “Com a consolidação da frente Zé Silva vai continuar lutando pela sobrevivência da extensão rural brasileira, serviço fundamental que agrega o crescimento econômico do país”.

 

111Ronaldo Ribeiro – Representando o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, o chefe de gabinete da Secretária de Agricultura Familiar, Ronaldo Ribeiro, afirmou que a criação da Frente pode ajudar a inserir ainda mais a agricultura na pauta da economia brasileira. “É de extrema relevância debater ideias especialmente pela importância que o setor propiciará para a economia do país”, disse.

 

Segundo Ronaldo o desafio é aumentar o volume de recursos no orçamento para alcançar a meta da universalização. “É necessário triplicar o orçamento, para possibilitar a abertura de concursos públicos, para levar o serviço de Ater, a um número maior de agricultores, principalmente no que diz respeito a agricultura familiar, o Brasil saiu do mapa da fome graças ao trabalho desenvolvido pela agricultura familiar”, disse.

 

DSC03690SSSS

Prefeito de Juramento, Wendel Pereira , que atuou a serviço da extensão rural em Minas Gerais, apresentou o projeto de água desenvolvido no município de Juramento, que beneficiou 300 famílias com o programa, “Minas sem Fome”. “O projeto desenvolvido com o total apoio dos extensionsitas da Emater (MG), é uma conquista que transformou vidas. A frente garantirá a valorização do serviço de extensão rural no Brasil”, disse o prefeito

 

 manuel saraiva ojManuel Saraiva – Presidente da Faser “A Faser está empenhada para que a diretoria da Anater seja nomeada. Os extensionistas e os agricultores brasileiros tem pressa, para levar ao Brasil o desenvolvimento, temos inúmeros desafios para a extensão rural, e a frente de Ater, poderá alertar parlamentares e governo sobre a fragilidade do sistema de Ater. Precisamos barrar o processo de desmonte do serviço público de Ater, proporcionando ao Brasil dignidade e que o agricultor tenha orgulho de fornecer e promover o desenvolvimento, sendo o extensionista a ponte para o crescimento do setor no país”, disse

 

 

CONTAG2Alberto Broch, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), “A Frente Parlamentar, vai ouvir, discutir e levar os anseios do setor que está “gritando” por valorização, respeito  e precisa está na pauta do Congresso Nacional,A extensão rural brasileira está aliada ao conhecimento dos técnicos e agricultores, precisamos universalizar o serviço de Ater. A Anater será uma facilitadora desse conhecimento repeitando e valorizando a agricultura familiar brasileira “

 

 

DSC03767Fernando do Amaral Embrapa – “É muito satisfatório sabermos que podemos contar com mais de 210 parlamentares membros, fortalecendo a assistência técnica no Congresso Nacional”

 

 

DSC03716ddddCelso Luduvic – representando o presidente Marcos Rochinski – Fetraf “Queremos somar a ideia de valorização do serviço considerado fundamental para o desenvolvimento do Brasil, cerca de 4 milhões de famílias necessitam do serviço de assistência técnica, vamos juntos na luta nacional pela nomeação dos dirigente da Anater”

 

DSC03728Argileu Martins – Presidente da Asbraer e Emater (DF) – “A Câmara dos Deputados terá um espaço para debater assistência técnica, é necessário organizar comissões para conversar com os governos dos estados para fortalecer o serviço de Ater público. As Emateres sozinhas não vão atender a todos os agricultores que dependem do serviço no país, queremos ser respeitados. Os agricultores que recebem assistência técnica produzem quatro vezes mais. A ausência do serviço durante 20 anos no Brasil deixou de beneficiar cerca de 1 milhão de agricultores, as Emateres fazem o serviço de inclusão , proporcionando novas oportunidades”

 

O presidente Asbraer, apresentou a Frente Parlamentar, três propostas para o plano de trabalho. “Quanto a Embrater foi extinta foi feita uma injustiça com 70 colegas nossos. Naquele momento, esses colegas tinham um sistema de previdência privada e perderam. Peço a essa Frente chamar o Fundo de Pensão da antiga Embrater para conversar sobre isso e encontrar uma solução. O segundo pedido é que a Frente converse com o governo da Bahia para entender o que está acontecendo lá. A forma que estão tratando os companheiros extensionistas não é correta, precisamos dialogar, é necessário que haja, em uma das diretorias da Anater, um quadro do serviço público estatal. Não acreditamos que a Agência possa funcionar bem sem que tenha em seus quadros alguém que conheça bem o Sistema”

 

GUILHERMED

José Guilherme Leal – Secretário de Agricultura do Distrito Federal – “Muito do que temos hoje se deve à extensão rural. O setor agropecuário cresceu no ano passado 11%. Isso porque temos um serviço de extensão estruturado, acredito que com a  implantação da Anater como coordenadora capaz de fomentar o serviço de Ater , garantindo um número maior de produtores, beneficiados pelo serviço que eleva o crescimento econômico do Brasil”

 

Deputado 11Deputado Gonzaga Patriota – “A extensão rural brasileira é relevante para o crescimento econômico do Brasil, é necessário que dentro do orçamento da união tenha recursos para o serviço de ATER que é tão fundamental quanto à educação e saúde”

 

FOTOSSS

Fotos do Evento: http://migre.me/pw1Iv

Entrevistas

Canal Rural 

http://migre.me/pw1Wo

Terra Viva 

http://migre.me/pw1XS

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre todo los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener información detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico forense si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais