Pronunciamento – USIMINAS

by itlabs
387 views
DSC 0057 600x395

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Parlamentares,

Utilizamo-nos da tribuna desta Casa, como parlamentar, como cidadão brasileiro, como bom mineiro, preocupado com a crise econômica que se alastrou pelo País e tem atingido praticamente todos os segmentos. Nossa preocupação hoje está voltada ao momento dramático que a siderúrgica mineira Usiminas, especialmente, as unidades com operações em Ipatinga (MG) e Cubatão, na Baixada Santista (SP) tem atravessado.DSC 0057 600x395

A companhia já foi um dos principais símbolos da indústria do aço de Minas Gerais e do País, e, neste momento está com um processo de demissões em curso, afetando a economia tanto de Minas como da Baixada Santista.

Em 2015, a Usiminas havia desligado um de seus altos fornos em Ipatinga, no mês de janeiro de 2016, desligou mais um em Cubatão, e fez um corte de 1,8 mil trabalhadores, além de suspender as áreas primárias de produção de Cubatão.

Cortes anunciados no final de 2015, com a finalidade de readequar a realidade do mercado, em outras palavras, medidas adotadas para sobreviver em tempos de crise econômica. Em seu último relatório anual, divulgado em 2014, o grupo reportou que tinha um total de 20,2 mil trabalhadores.

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Parlamentares,

No Brasil, devido à crise econômica, o consumo de aço teve forte recuo no mercado interno com a baixa demanda das indústrias automobilísticas e de construção civil. A China, maior consumidora de commodities no mundo, também baixou a demanda, o que contribuiu para o ciclo de baixa do setor siderúrgico como um todo.

A crise, que configura na falta de liquidez da Usiminas para atravessar o momento, também provocou ruptura com os principais controladores, japonesa Nippon Steel que detém 28% das ações e o grupo ítalo-argentino Techint que responde por 26,5%.

O total de dívidas previamente anunciado somam quase 4 bilhões. A empresa tenta renegociar o alongamento das dívidas entre 2016 e 2017.

Vale ressaltar aqui, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Parlamentares, que a Usiminas foi reconhecida pelo “Ranking AutoData de Qualidade e Parceria 2015” como um dos principais fornecedores para o setor automotivo nacional.

O objetivo principal deste ranking é divulgar e tornar público, todos os anos, quais são, pela ordem de importância, as 50 principais empresas fornecedoras do setor automotivo brasileiro em termos de qualidade e parceria na opinião das montadoras e das entidades e, assim, funcionar como autêntico termômetro da evolução de seu trabalho e sua imagem no País.

A crise da Usiminas pode afetar diretamente, só em Ipatinga 6.500 empregos, e pelo menos outros 6.500 indiretos. Uma preocupação que não deve ser somente minha, ou dos demais colegas parlamentares mineiros, mas principalmente do Governo do estado de Minas Gerais.

Temos o dever de criar uma verdadeira força-tarefa, pela manutenção dos empregos e renda, por meio do aparato legal, seja através do Estado concedendo o alongamento das dívidas tributárias, ou com parcerias que viabilizem a retomada da credibilidade da Usiminas junto aos bancos para conseguir empréstimos.

Essas medidas, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Parlamentares, acreditamos serem suficientes para acalmar a população de Ipatinga, e da região do Vale do Aço, que neste momento se encontra insegura com a possibilidade de divulgação de um plano de demissões em massa.

Solicitamos a inclusão do nosso pronunciamento em todos os veículos de comunicação desta Casa.

Muito obrigado!

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtenerlo información personal detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información personal sobre Kamagra disponible en en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar una decisión en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais