Selo da Agricultura Familiar valoriza produção e beneficia mais de 100 mil produtores rurais

by itlabs
275 views

Notícia  Técnica Selo da Agricultura Familiar valoriza produção e beneficia mais de 100 mil produtores rurais

 

Castanha de baru, conservas de pimenta e farinhas de jatobá. Todos esses produtos comercializados pela Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros e Guias Turísticos do Cerrado (Coopcerrado) têm o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf). Criada em 2009 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a marca dá maior visibilidade aos produtos da agricultura familiar e beneficia cerca de 110 mil agricultores familiares no País.

“Para nós, tem dado muito certo. O selo mostra que o produto é da agricultura familiar, mostra que tem sustentabilidade e valoriza o produtor rural. Temos o selo há cinco anos e acabamos de renovar o uso. Percebemos que as vendas cresceram naturalmente”, conta o assessor de Comercialização da Coopcerrado, Abidoran Barros.

São mais de 30 produtos, com matérias-primas cultivadas por 1,3 mil agricultores familiares de três estados – Goiás, Minas Gerais e Bahia. Segundo Abidoran, a credibilidade que o selo agrega aos produtos garante mais renda para esses produtores. “A partir do momento em que as pessoas sabem o que é o selo e como ele impacta na vida das famílias de agricultores, começam a selecionar o produto nas prateleiras dos mercados”, avalia o assessor da Coopcerrado.

Como adquirir o selo: Para requerer o uso do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar, o agricultor familiar deve ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e os produtos precisam estar de acordo com as exigências legais de comercialização e produção. Cooperativas e associações com DAP Jurídica passam pelo mesmo processo. Já as cooperativas que não têm DAP jurídica, precisam comprovar uso de, pelo menos, 50% de matéria-prima oriunda da agricultura familiar nos produtos.

 

 

Ascom/MDA

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener información personal detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información personal sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar en cuenta medicamentos recetados, pídale a su médico de cabecera que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en cuenta en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de compraría cualquier medicamento. Antes de usar este medicamentos, informe a su médico de cabecera si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais