Seminário aponta novos rumos para extensão rural e assistência técnica brasileira durante encontro em Goiânia

by itlabs
301 views
capa site

capa site
A Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, presidida pelo deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG), realizou no dia 10 de agosto o segundo Seminário Regional, com o tema : “A ATER que queremos e o Brasil precisa”. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento da Emater Goiás, Goiânia .

 

Na região Centro-Oeste, a Frente é coordenada pelos deputados Roberto Balestra (GO), Ezequiel Fonseca (MT), participaram do Seminário representantes de entidades que compõem o Conselho Consultivo da Frente de Ater (Asbraer, Faser, Anater, MDA, Mapa, Consepa, Fetraf, Fao, Embrapa e Contag, lideranças políticas, rurais, extensionistas das EMATER’s do Goiás, Mato Grosso e representantes de agricultores, pecuaristas familiares, vereadores , prefeitos e produtores rurais.

 

 

Frente Parlamentar – Compõe a Frente  de Ater, 230 parlamentares com o objetivo de formular um acervo de propostas, ações e diretrizes que conduzam a uma reestruturação do sistema de Ater brasileiro, através da promoção de atividades científicas e acadêmicas, inclusive pesquisas e intercâmbio de pesquisadores, especialistas e estudantes, além de realizar debates e eventos em geral, para o aprimoramento da assistência técnica e extensão rural.

 

ze1

 

“Queremos através da realização dos seminários nas cinco regiões do Brasil, promover uma transformação real no serviço de assistência técnica e extensão rural, através de mecanismos para a redução das desigualdades sociais no campo. É importante que os deputados deixem seus gabinetes para ouvir as necessidades dos extensionistas e lideranças em campo. Queremos um Brasil mais justo”, disse o deputado Zé Silva, durante o seu discurso.

 

Zé Silva, afirmou que a extensão rural é um serviço essencial para o Brasil.”Precisamos garantir políticas públicas que fortaleça o serviço de Ater , por ser uma ferramenta que alavanca a agricultura brasileira, principalmente a agricultura familiar, que contribui significativamente com a produção nacional , portanto o serviço de assistência técnica é fundamental para continuarmos avançando com qualidade”, afirmou Zé Silva

 

 

Deputado Roberto Balestra (PP-GO)  –  “Toda a estrutura da extensão rural precisa ser repensada,  não podemos permitir que as despesas do governo, interfira na execução dos trabalhos daqueles que   colaboram diretamente para o crescimento econômico do Brasil e proporciona  ao homem do campo, melhor qualidade de vida.A missão da Frente de Ater é garanti a segurança não somente para os extensionsitas, mas também para os inúmeros agricultores”.
balestra

 ezequiel

 

Deputado Ezequiel (PP/MT) –  ” A Frente Parlamentar vai rediscutir o assunto valorização do homem do campo para recuperar   a atuação daqueles que ainda estão   no campo,  trabalhando para o desenvolvimento do Brasil.E os encontros regionais  será   fundamental , para definir  estrategias de valorização dos extensioniastas   que executam um serviço essencial para manter o crescimento da agricultura familiar”.  

goias 1

  

 

Presidente da Emater/GO, Pedro Antonio Arraes – “Tema importante e complexo, precisamos estabelecer metas e compromissos com as metas existentes, a organização do assessoramento 

técnico precisa articular-se dentro de dois pilares: o da assistência técnica e extensão rural, na prospecção de demandas no campo; e do processo de pesquisa e geração de conhecimento, aplicados à validação e transferência de tecnologia”.

 

 

   

anater

  

Presidente da Anater, Paulo Cabral – “O nosso principal objetivo é garantir a qualidade para que o extensionista desenvolva um trabalho com qualidade e satisfação, propiciando ao produtor rural um aumento na produção de alimentos, na qualidade e consequente 

mente na renda. Neste sentido, precisamos entender que o mundo rural é muito heterogêneo e que existem muitas desigualdades e assimetrias entre localidades, estados e regiões e que nós precisamos olhar para 

estas desigualdades e priorizarmos o que fazer a cada momento “, explica.

 

embrapa

Chefe de Transferência de  Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão, Lineu Domit- “A Embrapa tem um conjunto de tecnologias, portfólios e informações que podem ser úteis ao produtor, mas se não existir uma assistência técnica e extensão rural forte e capacitada não chegaremos lá. Então, é necessária a participação efetiva do produtor e ainda, uma política eficaz de gestão de Ater, incluindo aí capacitação continuada e permanente, além de ações integradas entre pesquisa, extensão e o produtor”

 

    

hurbeHur Bem , Membro da Academia Brasileira de Extensão Rural – ABER e Coordenador de Inovação e Sustentabilidade do Ministério de Desenvolvimento Agrário – “ A extensão rural brasileira precisa avançar ainda mais , conversando com os pesquisadores e consequentemente com os agricultes. O extensionista precisa está preparado e próximo da pesquisa, acredito que a Anater,  propiciará uma evolução da extensão rural brasileira, que deve ser, plural, gratuita e deve beneficiar um número maior de produtores rurais, garantindo qualidade e rende”

 

argileu

 

Presidente Asbraer / Emater DF – “Os encontros promovidos pela Frente Parlamentar da Extensão brasileira, vai propor um conjunto de ações  para a promoção e qualidadade de vida aos produtores rurais, bem como a valorização dos extensionistas  que precisam  ser reconhecidos como   educador ,  trabalhamos com conhecimento.  Precisamos da participação de todos os parlamentares que fazem parte 

desse projeto,com disposição para avançar e colaborar 

com os trabalhos em todos os estados brasileiros”. 

 

 

matogrossensse


Presidente da Empresa Matogrossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota –  “A agricultura familiar, precisa do apoio dos extensionistas para continuar atingindo a meta de produzir alimentos com qualidade, através do trabalho consolidado e continuado pelos extensionistas precisamos trabalhar juntamente com a Frente Parlamentar para mobilizar o governo federal em favor dessa nobre causa, extensão rural brasileira”

Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil – FASER  – ECarlosCaneiro “Momento de reconstrução , mesmo com o sistema de Ater desmotivado, os extensionistas continuaram firme no campo, momento de se erguer”. 

Ecarlos

Os painéis tiveram como destaque a importância da assistência técnica e extensão rural como serviço fundamental para oferecer apoio aos agricultores e todos assistidos pela extensão rural e assistência técnica.

Como encaminhamento do Seminário, foram apresentadas 28 propostas da região centro – oeste, que serão anexadas ao documento oficial da Frente Parlamentar e apresentadas durante Sessão Solene em homenagem aos 67 anos da Extensão Rural, que será realizada no dia 8 de dezembro no Plenário da Câmara dos Deputado , em Brasília.

As principais propostas são:

– Coordenação do processo tecnológico nos estados e padronização do atendimento;
– Ampliar o orçamento para o setor e buscar recursos externos para Emater;
– Repasses dos recursos para equipes multidisciplinares e um número máximo de agricultores atendidos por extensionistas e que tenham um piso mínimo de salários;
– Avaliação dos resultados dos profissional da extensão rural nos municípios;
– Efetivar o funcionamento como rede e melhorar a operacionalização de recursos;
– Fortalecer o sistema governamental da Ater;
– Ampliar a divulgação das atividades e realizações da extensão rural e assistência técnica;

 

O próximo  encontro da Frente Parlamentar será em Rondonia no  dia 14 de setembro.

 

 

Veja as fotos do evento: http://migre.me/raaxX 

 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=As8BbvjqZRE

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener información personal detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de compraría cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Veja mais