Triângulo Mineiro contará com usina de reciclagem de resíduos da Construção Civil

by Tais Carniatto
189 views

O ação conta com o apoio do deputado Federal Zé Silva, que destinou recurso no valor de
R$ 2 milhões para o desenvolvimento do projeto idealizado pela vereadora Alice Drummond

Será lançado em Ituiutaba na próxima segunda-feira (14), a tão esperada Usina Móvel de Beneficiamento de Resíduos Sólidos de Construção Civil e Demolição.


Importante ação do mandato da vereadora Alice Drummond (PTB), que identificou a necessidade regional de uma Usina Móvel de Reciclagem, que conta com o apoio fundamental do deputado Zé Silva, que destinou emenda no valor de R$ 2 milhões para a implantação do projeto.


Usina Móvel – As usinas de reciclagem de resíduos da construção civil têm se apresentado como uma importante alternativa para a minimização dos impactos negativos da geração crescente dos resíduos de construção civil e também como reciclagem destes materiais dando nova destinação aos mesmos; como a própria reinserção na construção civil em substituição às matérias primas ou ainda como solução para pavimentação das estradas rurais.


“A Proposta contribuirá significativamente com o meio ambiente, visando prolongar a vida útil dos aterros sanitários da região, bem como das áreas de descarte inadequados e também a preservação das reservas de extração de recursos naturais e matéria-prima. Além disso, ela ainda tem o potencial de contribuir para diminuição da poluição gerada pelo entulho e de suas consequências negativas como enchentes e assoreamento de rios e córregos”, afirma Alice Drummond. Desenvolvimento e sustentabilidade, compromisso com Ituiutaba e região.


O lançamento contará com a participação do deputado Zé Silva, presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES), Dr Helder Paulo Carneiro, prefeitos e secretários municipais do Pontal Mineiro.


“Projeto inovador e vai garantir benefícios para o meio rural, cidades e especialmente para a proteção ambiental, já que o resíduos de construção civil é um problema ambiental, e vai resolver ajudando na conservação das estradas e ruas das cidades”, esclarece o deputado Zé Silva.


A usina será operacionalizada por meio do CIDES, beneficiando os municípios de Canápolis, Centralina, Cachoeira Dourada, Gurinhatã, Campina Verde, Ituiutaba, Ipiaçu e Capinópolis e contará com Ituiutaba como o município base para o projeto.


“É um projeto de grande importância para toda a região, pois reduz os impactos ambientais gerados pelos materiais descartados da construção civil e realizado de forma consorciada diminui também os custos operacionais do projeto. A usina de reciclagem de resíduos da construção civil, sem dúvida, somará muito na mitigação dos problemas ambientais da região”, destaca o presidente do CIDES, Dr Helder Paulo Carneiro.


Expediente
– Evento: Lançamento de Usina Móvel de Beneficiamento de Resíduos Sólidos de Construção Civil e Demolição
– Data: 14/03/2022
– Horário: 14h30
– Local: Líder Hotel
– End: Avenida 15 com 22 e 24, número 798, Salão de Eventos.

Veja mais