Um 2018 de renovadas esperanças e trabalho

by itlabs
889 views

Zé Silva (*)

Estamos em vésperas de iniciar o ano-novo, e que 2018 seja um tempo de esperança e, mais que isso, com a boa expectativa de que os trabalhos realizados até aqui serão capazes de sustentar um tempo melhor e de mais realizações para o nosso país e para todos os brasileiros.

​Especificamente quanto ao setor agrícola e sua economia, as populações rurais e seus trabalhos e anseios, podemos dizer que muitas dificuldades foram superadas e importantes conquistas foram alcançadas. Evidente que existem sempre grandes desafios, mas os avanços obtidos melhoram as condições para a promoção de mais qualidade de vida para as famílias rurais e de melhores resultados em suas atividades.

​Os brasileiros estamos enfrentando com vigor as dificuldades e os ambientes de crises que nos ameaçam, mas que não não nos tiram os sentimentos de esperança e crença na força do trabalho e das parcerias para superar desafios. E esses sentimentos se explicam sobretudo pela visão clara de oportunidades que toda crise carrega em seus processos e desdobramentos.
​E é assim que os desafios das questões ambientais nos trazem inovadoras possibilidades de ações para a melhoria da qualidade de vida no campo e nas cidades, com ações e projetos geradores de renda e de trabalho no meio rural. As propostas que apresentamos e que foram aprovadas no novo Código Florestal, as quais já tratamos neste espaço, garantem essas oportunidades.

​Dessa mesma forma, as crises que atingem a sustentabilidade de recursos para os municípios, também possibilitam e induzem a formação de inovadores arranjos de parceria entre municípios de uma determinada microrregião, com o objetivo de superar desafios que sozinhos não conseguem enfrentar. Por exemplo, a criação conjunta de serviços de sanidade animal e vegetal, para ter economicidade com recursos de custeio e investimentos, e dessa forma desatando uma das amarras para o desenvolvimento da agroindústria familiar, importante fonte geradora de renda e empregos.
​Enfim, não há espaço para desânimos e descrença quando se trabalha em parcerias e se vê resultados que fazem a história avançar. Continuamos nas trincheiras dessa luta, em compromissos renovados nesse tempo de confraternização e de esperanças. E assim, quero reiterar agradecimentos aos leitores e amigos que nos acompanham neste espaço tão nobre, e desejar a todos boas festas, com votos de paz e um próspero Ano-novo.

(*) Zé Silva é agrônomo, extensionista rural,
deputado federal pelo Solidariedade/MG

Veja mais