Unidade do Incra em Uberlândia  é uma conquista do deputado Zé Silva para o Triângulo Mineiro

by itlabs
877 views

O Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira (13), traz a Portaria nº 597, que autoriza a instalação de um Escritório avançado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Uberlândia. A unidade contribuirá significativamente para melhor organizar as ações do Incra e otimizar o atendimento aos produtores rurais e assentados da Reforma Agrária do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A autorização da instalação é resultado de uma mobilização iniciada pelo Deputado Federal Zé Silva (Solidariedade – MG), em 2011, por meio de Indicação ao Poder Executivo, propondo a criação de dois escritórios regionais do Incra, no estado de Minas Gerais, a de Montes Claros está em pleno funcionamento e o outro em Uberlândia.

Zé Silva ressalta que aproximadamente 5 mil famílias da reforma agrária necessitam de crédito, assistência técnica e infraestrutura. A unidade, de Uberlândia, irá contribuir para melhor organizar as ações do Incra e otimizar o atendimento, a todos os produtores rurais, especialmente aos agricultores assentados, trazendo soluções mais rapidamente.

“Com essa autorização, publicada hoje, tenho certeza de que estamos nos aproximando da solução dos problemas, levando o conhecimento do Incra a todos os produtores rurais. O desafio do Incra é estender o trabalho, do governo federal, a todo o estado mineiro, proporcionando a infraestrutura necessária para que os assentados e os produtores rurais produzam com segurança”, esclarece Zé Silva.

Na avaliação, do Superintende do Incra em Minas Gerias, Robson Fonzar, o Instituto busca decentralizar suas ações  e aumentar o diálogo com a sociedade civil e não poderia ser diferente  no Estado de Minas Gerais .

“O escritório, em Uberlândia, é um avanço nas políticas públicas que o Incra desenvolve, elas são das mais diversificas, atendem aos nossos assentados, aos produtores  rurais  e também vai beneficiar o  agronegócio e a pela agricultura familiar”, disse.

O Superintendente afirma ainda que o Incra, em Uberlândia, estará fomentando todas as atividades produtivas do campo, seja na agricultura familiar ou no agronegócio, por meio da gestão da malha fundiária do país. “Cabe ao Incra, fazer-se presente, e o nosso presidente  teve a competência de criar esse escritório avançado, que desenvolverá mais o Triângulo Mineiro, trará uma grande contribuição agrícola ao país. É o INCRA buscando, cada vez mais, fomentar o desenvolvimento do Brasil”, conclui Fonzar

“Com a descentralização técnico administrativa o Incra diminui o tempo de resposta ao atendimento de diversas demandas, especialmente aquelas que exigem uma maior presença física do Estado, como a gestão dos projetos de assentamento e governança fundiária. Aproximar o Incra do seu público alvo e da sociedade em geral é um desafio histórico da autarquia”, disse o Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário – Incra/MG,Marcelo Gonçalves da Silva

Assentamentos  – A região do Triângulo Mineiro é uma das mais ricas do estado, e engloba uma área de 53.719 km, com uma população, em torno  de 1.500.00 habitantes, e soma 37 municípios. Os números demonstram a necessidade de ter  o órgão fundiário mais presente e  atuante, que se tornará possível com a implantação da unidade.

Veja mais