Zé Silva defende aumento da altura de carrocerias para transporte de bovinos

by itlabs
383 views

Durante audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e representantes de entidades que transportam 
animais vivos de Minas, Bahia, São Paulo, Parana,Goiás e Pará e o prefeito de Iturama, Anderson Golfão, apresentei o Projeto de Lei 6.392/2016 de minha autoria que – altera o art. 99 e acrescenta o art.145 B da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, para estabelecer a altura máxima de 4,70 metros para os veículos de transporte de animais semoventes, bem como para exigir treinamento especializado para os condutores desses veículos.

A proposta tem o objetivo de analisar os requisitos de segurança necessários à circulação dos animais, além da segurança das vias, criado a partir do estudo legislativo com base na constatação do Sindicato dos Transportadores e Carreteiros do município de Iturama, levada ao nosso gabinete pelo vereador Paulinho Dias, situação confirmada por diversos profissionais da área.

O transporte inadequado de animais pode causar lesão e até a morte. A atual altura regulamentada desses veículos é de 4 metros e 40 cm, considerada inadequada por profissionais da área.

Se as cegonheiras e as carretas que transportam carga seca “paletes” tem 4,95 metros significam que os viadutos, as pontes e as passarelas já estão adequadas para esta altura do caminhão e inclusive com autorização dos órgãos regulador.

O Projeto tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania ( CCJC ).

O ministro deu ampla atenção ao caso e afirmou que o problema será solucionado em breve.

Conheça o projeto: http://bit.ly/2ivhCSl

Veja mais